IMAGENS DA SEMANA: UM BANHO DE PISCINA TRANQUILO NA BAÍA IMUNDA DE MANILA - FILIPINAS !

IMAGENS DA SEMANA: UM BANHO DE PISCINA TRANQUILO NA BAÍA IMUNDA DE MANILA - FILIPINAS !

IMAGENS DA SEMANA: UM BANHO TRANQUILO EM UMA PISCINA DE LUXO EM SINGAPURA

IMAGENS DA SEMANA: UM BANHO TRANQUILO EM UMA PISCINA DE LUXO EM SINGAPURA

segunda-feira, 22 de junho de 2009

RECURSOS NATURAIS, ESCASSEZ E ABUNDÂNCIA, RIQUEZA E POBREZA.

1) CONCEITOS E APRESENTAÇÃO DO TEMA

1 - Recusos Naturais são substâncias que ocorrem naturalmente no ambiente. Os não-renováveis incluem substâncias que não podem ser recuperadas em um curto período de tempo, como por exemplo o petróleo e minérios em geral. Os renováveis são aqueles que podem se renovar, ou serem recuperados com ou sem interferência humana, como as florestas, luz solar, ventos e a água.
2 – Os Recursos Naturais, podem ser classificados de energéticos e não energéticos, se atendermos à sua capacidade de produzir energia. Os carvões e o petróleo são recursos naturais energéticos. Por vezes a água é também considerada um recurso energético, pois as barragens transformam a força da água em energia. No entanto a maioria dos minerais são recursos não energéticos, tal não se passa com o volfrâmio, o urânio e o plutónio por se tratarem de substâncias radioactivas.
3 - O consumo de recursos energéticos é desigual, pois enquanto países desenvolvidos, consomem 75% da energia global, 80% dos combustíveis comercializados, os países subdesenvolvidos, estão à margem deste tipo de comportamento, e sempre ficam distantes das maiores riquezas produzidas, e ainda assim, pagam por estarem sediando as principais multinacionais dos países mais ricos.
4 - Há relações entre disponibilidade de recursos naturais e localização industrial ? No passado, as áreas mais industrializads sempre estiveram mais próximas das áreas minerais, atualmente, a proximidade entre um determinado recursos e a indústria nem sempre é um fator primordial. Para um determinado país pode ser vantajoso economicamente importar a matéria prima de regiões muito distantes se o seu custo for baixo a ponto de compensar o transporte.
5 – Todos os países mais ricos do mundo, são, impreterivelmente ricos em recursos naturais, e um exemplo disso, é o Japão, pobre em riquezas naturais e potência industrial, outros exemplos são: Brasil, Rússia, EUA, Alemanha.
2) PETRÓLEO, GÁS NATURAL E URÂNIO

6 – O Petróleo se formou a partir da Era Paleozóica, em mares interiores, golfos ou baías fechados, o plâncton (seres minúsculos marinhos, sob as formas de fitoplâncton-vegetal e zooplâncton-animal), ao morrer, foi sendo depositado no fundo das águas marinhas, junto com sedimentos.
7 – O Petróleo no Brasil, está localizado, em terra, os estados do Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Bahia e Espírito Santo produzem petróleo. No mar, a produção é proveniente dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Possui vantagens: funciona bem na maioria dos motores, apesar das oscilações de preço, mantém boa relação custo-benefício, e desvantagens, as reservas concentram-se em poucos países, que podem manipular o preço. É um dos maiores poluidores do ar.
NOVAS DESCOBERTAS DE PETRÓLEO NO MAR BRASILEIRO, NO ESPÍRITO SANTO !
A CAMADA PRÉ-SAL E SUAS POSSIBILIDADES ECONÔMICAS



O GASODUTO BRASIL BOLÍVIA
9 - Energia Nuclear: A primeira central nuclear brasileira começou a ser construída em 1971, em Angra do Reis (RJ), sob suspeitas de instabilidade geológica e sísmica do local escolhido. O nome da praia, Itaorna, em língua tupi significa "pedra podre". Simulações de acidentes revelaram a fragilidade do projeto e a impossibilidade de evacuação dos moradores da região no caso de uma emergência. Angra 1, conhecida popularmente como "vaga-lume", devido às freqüentes interrupções de funcionamento por motivos técnicos, foi inaugurada em 1982, em meio a controvérsias, já que a fabricante norte-americana, a Westinghouse, recusou-se a transferir tecnologia aos brasileiros.
10 – A exploração desta fonte de energia, possui vantagens, tais como: oferta de grandes blocos de energia firme, pois as centrais nucleares independem do regime dos rios e apresentam fator de disponibilidade da ordem de 80%. Independência energética já que o País dispõe de reservas de urânio, matéria prima do combustível nuclear, num total de 300.000 toneladas, equivalente a 6% das reservas mundiais, o que permite suprir a demanda de 30 unidades de 1.300 MW de potência por 40 anos; e domina o ciclo do combustível nuclear, e desvantagens, a usina exige grande investimento, demora para entrar em operação e produz lixo radioativo.

3 ) CARVÃO MINERAL, XISTO BETUMINOSO, HIDROELETRICIDADE
11 - O CARVÃO MINERAL é formado por troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes que cresceram há 250 milhões de anos em pântanos rasos. Essas partes vegetais, após morrerem, depositaram-se no fundo lodoso e ficaram encobertas. O tempo e a pressão da terra que foi se acumulando sobre o material transformaram-no em uma massa negra homogênea – as jazidas de carvão. Desde a Era Paleozóica, no período Carbonífero, restos de vegetais lenhosos em áreas de clima frio e seco, junto com sedimentos, foram se acumulando no fundo de lagos, com pouca oxigenação, devido à ação de geleiras próximas destes lagos.
12 – OS DEPÓSITOS DE CARVÃSO FÓSSIL do Brasil estão situados nos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Distribuem-se em oito grandes jazidas, sete das quais no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina, além de várias outras de menor porte. Cerca de 88% dos recursos localizam-se no Rio Grande do Sul. A principal área de exploração é o Vale do rio Tubarão, em Santa Catarina abrangendo os municípios de Criciúma, Lauro Muller, Siderópolis, Urussanga, Araraguá e Tubarão. Suas vantagens são: é abundante, encontrado com facilidade na maioria dos países, sendo as desvantagens, ser o mais poluidor entre os combustíveis fósseis.
13 - O XISTO BETUMINOSO possui atributos de carvão e de petróleo e é uma variedade carbonífera mais nova que a hulha. Por destilação fracionada, a seco, produz gasolina, gás combustível, enxofre, etc.. Entretanto, trata-se de um processo poluente e economicamente desvantajoso. O Brasil possui uma das maiores reservas mundiais de xisto betuminoso. O xisto é uma camada de rocha sedimentar, originada sob temperaturas e pressões elevadas, contendo matéria orgânica, disseminada em seu meio mineral. Geologicamente, xisto é uma das principais rochas metamórficas de origem sedimentar, de textura foliácea e de lâminas muito delgadas. Suas vantagens são o fato de ser uma fonte de energia renovável, que produz eletricidade de forma limpa, não poluente e barata, e os negativos, o fato de exigem grande investimento inicial na construção de barragens. Podem ter a operação prejudicadas pela falta de chuvas.
14 - Existem fontes de energia que são mais usadas como matriz energética no Brasil, tais como o Petróleo, o Gás Natural e a Hidreletricidade, e o Brasil se utiliza de mais de fontes limpas. Pode-se perceber porém, que em suas utilizações, o carvão mineral, é que o país não explora muito, devido ao baixo teor de calor do mesmo, gerador de poluição e Efeito Estufa.

4 ) ÁLCOOL, BIOMASSA, ENERGIA SOLAR, EÓLICA
15 - Paralelamente à retomada de investimentos na pesquisa de jazidas petrolíferas, em 1973 o governo cria o Programa Nacional do Álcool, o Proálcool, cujo objetivo é a substituição da gasolina usada como combustível pelos veículos automotivos por álcool etílico ou etanol. Desde 1925, os brasileiros conheciam a possibilidade de utilização do álcool como combustível. Nessa época, porém, a gasolina era abundante, barata e consumida em pequena escala no Brasil, não havendo, assim, interesse no aperfeiçoamento das pesquisas do álcool como combustível.
16 – As vantagens da utilização do Álcool como combustível é que aproveita restos, reduzindo o desperdício. O álcool tem eficiência equivalente ao da gasolina. Como combustível para automóveis.
17 - O Brasil possui enormes possibilidades de aproveitamento energético da sua produção de BIOMASSA seja natural ou cultivada. Isto por ter seu território localizado, na sua maior parte, em regiões tropicais ou subtropicais úmidas. No entanto, a variabilidade sazonal da produtividade, pode ser muito grande devido as variações de pluviosidade ao longo do ano. Suas vantagens são: O baixo custo de aquisição, não emite dióxido de enxofre, possui menor risco ambiental, e suas desvantagens: menor poder calorífico, maior possibilidade de geração de material particulado para a atmosfera. Isto significa maior custo de investimento para a caldeira e os equipamentos para remoção de material particulado;
18 – Quase todas as fontes de energia – hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e energia dos oceanos – são formas indiretas de energia solar. Além disso, a radiação solar pode ser utilizada diretamente como fonte de energia térmica, para aquecimento de fluidos e ambientes e para geração de potência mecânica ou elétrica. Pode ainda ser convertida diretamente em energia elétrica, por meio de efeitos sobre determinados materiais, entre os quais se destacam o termoelétrico e o fotovoltaico.
19 - A participação da energia eólica (produzida pelo vento) na matriz brasileira é hoje de apenas 20 megawatts, insuficiente para abastecer até mesmo um bairro. A energia dos ventos é uma abundante fonte de energia renovável, limpa e disponível em todos os lugares. No Brasil, embora o aproveitamento dos recursos eólicos tenha sido feito tradicionalmente com a utilização de cataventos multipás para bombeamento d'água, algumas medidas precisas de vento, realizadas recentemente em diversos pontos do território nacional, indicam a existência de um imenso potencial eólico ainda não explorado.

5) RECURSOS MINERIAS DO BRASIL
20 – Carajás, é considerada a PRIMEIRA maior província mineral do globo terrestre, localizada nos estados do Pará, Tocantins e Maranhão. Abriga ferro, alumínio, cobre, manganês, ouro, níquel, estanho, chumbo e zinco.
21 – O QUADRILÁTERO FERRÍFERO, localizado em Minas, dispõem de ferro e manganês explorados pela Cia. Vale do Rio Doce. O Quadrilátero Ferrífero situa-se na porção central do estado de Minas Gerais e vem sendo consideravelmente estudado do ponto de vista geológico, principalmente pela expressão mundial dos depósitos de ferro, manganês, ouro, topázio imperial, bauxita e interessantes características geológicas.
22 – NA SERRA DO NAVIO(AP) - principal jazida de manganês do país (63% da produção nacional) inteiramente exportada, e no Maciço de Urucum, MS - manganês e ferro. Em Oriximiná (PA) - importantes jazidas de bauxita, minério de alumínio. Em Macau, Mossoró e Areia Branca (RN) - produção de sal marinho (mineral não-metálico) para consumo alimentar.
23 – O Brasil possui muitas reservas minerais disponíveis, condicionando assim nossas potencialidades a um fator que está na lógica de como estão as relações que o país faz com o mercado mundial, ou seja, tudo que produz, destino é o mercado interno ou externo ? Na maioria dos recursos explorados pelo Brasil, o destino é o mercado EXTERNO.
24 - Pode-se afirmar que o país possui muitas reservas minerais, e ao mesmo tempo, poucas condições econômicas para explorá-los eficientemente, gerando assim, grande dependência externa, ou de capitais internacionais, em muitos setores...Isso faz com que o país tenha o título de potência emergente.

6) PROJETOS MINERAIS DO BRASIL

25 – O Projeto Grande Carajás. foi lançado em 1979 com o objetivo de produzir minérios em escala industrial para o abastecimento do mercado internacional. Esse programa tem como base a Serra dos Carajás, uma grande província mineralógica que contém a maior reserva mundial de minério de ferro de alto teor, além de importantes reservas de manganês, cobre, ouro e minérios raros. Para a consolidação desse ambicioso projeto, foi implantada uma importante infra-estrutura, que inclui a Usina Hidroelétrica de Tucurui, a Estrada de Ferro Carajás-Itaqui e o Porto de Ponta da Madeira, localizado em Itaqui (MA).
26 – O Projeto Carajás está articulado ao Projeto Trombetas, com a extração de bauxita na Serra de Oriximiná, junto ao Vale do Rio Trombetas, no noroeste do Pará. A empresa controladora desse segundo projeto chama-se Mineração Rio do Norte, constituída a partir da associação da Companhia Vale do Rio Doce com um grupo de empresas nacionais e estrangeiras.
27 - O Maciço de Urucum, datado da era proterozóica, possui imensas reservas de hematita e manganês. Suas jazidas estão sob o controle da Companhia Vale do Rio Doce, que foi privatizada pelo Governo Federal. Está localizado à direita do Rio Paraguai, ao sul de Corumbá. O Maciço fica próximo das margens do rio Paraguai, bem no interior do Pantanal. Avaliações recentes apontam que o manganês da região tem um teor de pureza de até 66%. Dessa reserva são extraídas cerca de 30 bilhões de toneladas de ferro e 5,5 bilhões de toneladas de manganês ao ano.
28 – Em Serra Pelada, garimpo brasileiro ficou conhecido na década de 1980 por ser o maior garimpo a céu aberto do mundo. Localiza-se no Município de Curionópolis ao Sul do Estado do Pará, ficando localizado a aproximadamente 35 km da sede do município. A seqüência sedimentar é composta, na sua porção basal por arenitos conglomeráticos, conglomerados e arenitos na base, os quais gradam em direção ao topo para siltitos vermelhos e argilitos.
29 - Na Serra do Navio, a cidade foi criada inicialmente para abrigar os funcionários da ICOMI - Indústria e Comércio de Minérios, que firmou contrato de exploração do manganês amapaense por 50 anos, ou seja, até 2003. Entretanto, como esgotou a reserva antes do tempo previsto, a empresa deixou o local.
30 – Muitos Projetos feitos pelo Brasil foram verdadeiro fracasso, fato ligado, ou a um planejamento ineficaz, ou desvio de dinheiro público, ou até, facilitação a entrada do capital externo: exemplos disso: Estrada de Ferro Madeira Mamoré, Fordlândia, Projeto Jarí..

Um comentário: