IMAGENS DA SEMANA: UM BANHO DE PISCINA TRANQUILO NA BAÍA IMUNDA DE MANILA - FILIPINAS !

IMAGENS DA SEMANA: UM BANHO DE PISCINA TRANQUILO NA BAÍA IMUNDA DE MANILA - FILIPINAS !

IMAGENS DA SEMANA: UM BANHO TRANQUILO EM UMA PISCINA DE LUXO EM SINGAPURA

IMAGENS DA SEMANA: UM BANHO TRANQUILO EM UMA PISCINA DE LUXO EM SINGAPURA

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Aspectos Do Brasil 1º Mc

Check out this SlideShare Presentation:

38 comentários:

  1. Talita Martins Ferreira - 1º MC17 de novembro de 2009 às 12:47

    Conforme a frase do colega, o Reinaldo, que explicará sobre o processo acelerado da urbanização do Brasil, tendo inicio com a chegada de Getulio Vargas, no momento em que as Oligarquias Agrárias vinham perdendo o seu poder. Com o controle político das Oligarquias Agrárias que se pôde dá inicio a um amplo programa de investimento industrial. Mas Vargas só teve sucesso nisso por ter controlado o poder político das Oligarquias Agrárias.

    ResponderExcluir
  2. Raissa R Marcolongo-1mc17 de novembro de 2009 às 12:57

    De acordo com a frase do Rafael Souza,a maioria dos grandes centros urbanos brasileiros situam-se nas proximidades do litoral,podemos dizer que o crescimento urbano foi proximo a costa atlântica.Então as capitais dos estado litorâneos receberam grande fluxo de emigrantes vindos do interior em busca de melhores oportunidades.

    ResponderExcluir
  3. A aluna Gabriella Costa, abordou o assunto da grande biodiversidade que a Amazônia apresenta. Com as expedições realizadas em abril e junho desde ano,na região de interflúvio dos rios Puruse Madeira, foram encontrados quatro novas especies de aves e uma nova de macaco, além de diversos tipos de insetos e plantas. Essa área é uma grande biodiversidade dentro da Amazônia, pois apresenta diversos tipos de ambientes, desde florestas, compos naturais e região de bambus. As expedições foram promovidas através da rede Geoma,um projeto que é formado entre entidades de cientistas de diferentes áreas.

    ResponderExcluir
  4. Israel martins gomes junior17 de novembro de 2009 às 22:11

    O Guilherme disse que tempo significa algo não estavel, que é uma fase da atmosfera, e passageira,exemplo, umidade, temperatura e vento. Clima corresponde a temperatura do meio ambiente, podendo serestável.

    ResponderExcluir
  5. Conforme a fala do colega Johann,no início do século XXI,o Brasil já era um dos maiores exportadores de soja.Uma área da Amazônia teva de ser desmatada, porém, rendeu um grande lucro para o país.O lucro que o Brasil está tendo com a exportação da soja, está ajudando a pagar a dívida externa do país aos credores internacionais.

    ResponderExcluir
  6. Conforme a fala da colega Lorena Torres que irá abordar o tema transportes no Brasil que relaciona-se ao desenvolvimento econômico dos países, o que implica maiores ganhos para produtores e consumidores.Vendo por outro lado,um sistema de transportes pouco eficiente acaba por dificultar a circulação de pessoas e mercadorias em países mais pobres, e assim incide e aumenta suas dificuldades econômicas. O transporte tem tudo a ver com a econômia do país.

    ResponderExcluir
  7. Conforme a fala da colega Larissa Mazza que irá abordar o tema transporte rodoviário,esse é o meio de transporte mais utilizado no Brasil.Foi feito com o intuito de consolidar o mercado consumidor interno, mas esse tipo de transporte enfrenta diversos problemas,como roubo de carga, violência, buracos nas estradas, má sinalização, entre outros.

    ResponderExcluir
  8. Israel martins gomes junior18 de novembro de 2009 às 20:10

    O Guilherme disse que tempo significa algo não estável, que é uma fase da atmosfera,e passageira exemplo,umidade,temperatura da meio ambiente,podendo ser estável.

    ResponderExcluir
  9. Ana Luísa Carari 1ªMC18 de novembro de 2009 às 22:22

    Ao analizar a fala do Alessandro Pires, frase 48, podemos concluir que a impermeabilização dos solos é um problema tanto das áreas rurais como nas areas urbanas,que traz como causa perda de fertilidade, aumento do escoamento superficial das águas e, como consequência, menor absorção de água pelo solo.
    Os resultados da tal, nós ja podemos ver diariamente em nossa cidade, e são extremamente prejudiciais para o desenvolvimento sustentável.
    Nos centros urbanos, além da impermeabilização do solo pelas estradas, os solos compactados aumentam ainda mais o escoamento superficial, elevando em muito o risco de enchentes e inundações, trazendo varios transtornos a população que ali habita, como : alagamento de casas,problemas na rede de destribuição de energia , má circulação entre outros.

    ResponderExcluir
  10. Emanuelli Helena Pilon19 de novembro de 2009 às 14:26

    Eu conclui sobre a frase-40 feita pela aluna Dayane Simonaci, que A catinga é uma região semi-árida do sertão nordestino, onde se predomina o clima úmido e subúmido tropical e subtropical. O solo em geral são,secos, arenoso e pedroso. Suas temperaturas são bem elevadas por conta disso há um período de seca, onde o governo já toma medidas para mitigar essas secas periódicas.

    ResponderExcluir
  11. Wilson Guilherme da Luz Filho - 1° MC19 de novembro de 2009 às 19:14

    Vou comentar o trabalho da aluna Yara, frase 01. Com a queda do preço do café, que era um produto muito importante para a economia do país, um grande fator contribuiu para o desenvolvimento das cidades, o processo de industrialização. Depois desse descréscimo do valor do café, os empregados do campo viram que era mais vantajoso eles se mudarem para a cidade, esse processo ficou conhecido como êxodo rural, e ajudou e muito no desenvolvimento das grandes cidades.

    ResponderExcluir
  12. Gabriella Piazzarollo - 1ºMC20 de novembro de 2009 às 12:50

    De acordo com a frase da aluna Gabriella Machado, Aziz Ab'Saber é o geomorfologista responsável por diversas teorias e projetos inovadores na geografia brasileira. Como o estabelecimento dos domínios da natureza no Brasil e foi o primeiro a identificar as faixas de transição. A parit dessas inovações, é necessário um planejamento ambiental, para que possa ocorrer um manejo de cada área estudada.

    ResponderExcluir
  13. Matheus Terra-Frase Nº 16-1º MC20 de novembro de 2009 às 15:44

    A aluna Nathália Corrêa fala sobre o processo de urbanizaçao que se concentra nas metropoles e que isso acontece graças as empresas que estão instaladas. A aluna falara também que as cidades médias são as que mais cresceram,as indústrias estão, cada vez mais, procurando as cidades medias para poder se desenvolver melhor

    ResponderExcluir
  14. Frase:21 A frase 21 fala sobres os Tecnoplolos, que são cidades onde o produto principal é constituido por inovações tecnológicas , situados em geral fora dos principasis centros industriais tradicionais e proximos das metropoles mundiais.

    ResponderExcluir
  15. De acordo com o tema escolhido pelo meu colega Brenno, no Brasil existe vários tipos de cultura,típicas de cada região. Cada região possui um maneira diferente de pensar formando uma sociedade bem diversificada, onde todos influenciam de forma diferente na idéia do que seja a natureza e desempenhando cada um o seu papel.

    ResponderExcluir
  16. Eu Luiz Paulo conforme o tema que o aluno Lucas irá falar pude concluir que a especulação mobiliária tem duas formas a de valor de uso,e o valor de troca.
    O valor de uso são as necessidade básicas de todos como:alimentar,vestir,morar.Já o valor de troca não são `tão básicas´´ assim como uma roupa de marca famosa,compra de uma moradia melhorem lugares nobres de uma cidade.As construções de edifícios e condomínios,são sempre em regiões melhores, e com isso torna o valor do bem mais caros por causa da localização do terreno,material de boa qualidade.a costrução de edificios alem de concentrar mais famílias em vez de uma só e com isso aumenta o valor de troca.
    A população carente do Brasil foi mandada para áres mais distantes dos centros urbanos a chamada periferia,lugar onde as desigualdades sociais são enormes,mesmo sendo a população em maior parte urbana ,a maioria das pessoas moram em periferias,obtendo muitos gastos com transporte para chegar aos grandes centros ida e volta,a moradia nas periferias sao ruins pois enfrentam alagamentos,encostas de morros entre outros.

    ResponderExcluir
  17. Rafael Carlete 1°MC Frase:1120 de novembro de 2009 às 18:19

    Conforme o tema abordado pelo meu colega Pedro H. 1°MC frase 12.O sudeste é a região mais desenvolvida do Brasil,isso é resultado de uma serie de fatores ,com esse grande desenvolvimento houve muita migração com o sudeste como destino.Atualmente o Sudeste é a região mais populosa do Brasil, a migração para o sudeste geralmente é em busca de uma melhor qualidade de vida e um emprego melhor,muitas vezes acontecia o contrario,vinham para o Sudeste atras de uma vida melhor e acabavam voltando para a regoes de onde vinheram piores ainda.

    ResponderExcluir
  18. Talita Martins Ferreira - 1º MC20 de novembro de 2009 às 18:54

    Conforme a frase do colega, o Reinaldo, que explicará sobre o processo acelerado da urbanização do Brasil, tendo inicio com a chegada de Getulio Vargas, no momento em que as Oligarquias Agrárias vinham perdendo o seu poder. Com o controle político das Oligarquias Agrárias que se pôde dá inicio a um amplo programa de investimento industrial. Mas Vargas só teve sucesso nisso por ter controlado o poder político das Oligarquias Agrárias.

    ResponderExcluir
  19. Pablo Fricks Vieira 1º mc20 de novembro de 2009 às 18:58

    Conforme a frase da colega Pamela, que explicou a respeito da rede urbana e hierarquia urbana, conclui-se que com o processo de urbanizaçao,o Brasil possui hoje um elevado numero de cidades. Essas cidades estao articuladas em uma extença rede urbana.
    As cidades articuladas no Brasil, apresentam niveis de polarizaçao. A parti desses niveis que foi criada uma hierarquia urbana.

    ResponderExcluir
  20. Pedro Henrique M. Barbieri20 de novembro de 2009 às 19:18

    Conforme a fala do colega Rafael Carlete Rabbi que explicou a respeito da urbanização do Brasil, podemos notar que por ter sido antes de tudo um país agroexportador, o Brasil tinha a maioria de sua população residente na zona rural. Com o passar do tempo e o surgimento de indústrias no país, grande parte dos habitantes se deslocaram para as cidades em busca da melhoria na qualidade de vida.
    Dessa forma o Brasil que até 1950 possuia menos da metade da população na zona urbana, em tempos atuais passa a ter a maior parte dessa população nas cidades.

    Comentado por: Pedro Henrique M. Barbieri
    Série: 1ºMC
    Frase comentada: 11

    ResponderExcluir
  21. Márcio Hemanoell 1ºMC [Frase20]20 de novembro de 2009 às 19:30

    Conforme a frase do aluno Marcos Antônio[F19], que falou sobre as regiões metropolitanas.Essas regiões metopolitanas pode dar a entender como cidades vizinhas que compartilham sua estrutura socioeconômica com uma cidade central.
    As primeiras regiões metropolitanas do Brasil foram instituidas em 1973, definidas como áreas administrativas formando os maiores municípios do país.
    Na década de 70, o Brasil tinha apenas 09 regiões metropolitanas incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
    Já n década de 90, as transformações socioeconômicas do Brasil e as mudanças em critérios internacionais fizeram com que subisse para 22 o número de regiões metropolitanas no país. Atualmente temos cerca de 33 regiões metropolitanas no Brasil.

    ResponderExcluir
  22. Bruno de Souza Ramos 1ºMC20 de novembro de 2009 às 19:40

    Conforme a fala do Caio,que explicou a respeito do dominio morfoclimático tropical atlântico(frase 41),conclui-se que a mata atlântica é a segunda maior floresta tropical do país.As precipitações mais altas encontram-se próximas ao litroral.O agreste é considerado zona de transição entre a mata atlântica e o sertão devido a sua relativa baixa precipitação.No sul e sudeste baiano a mata atlantica teve aumento da sua área.

    ResponderExcluir
  23. Johann S. de Oliveira 1ºMC20 de novembro de 2009 às 19:47

    Conforme a fala da colega Jéssica Singui, que explicou a respeito da produção e exportação de soja, percebe-se que novas regiões produtoras estão surgindo e que elas estão crescendo, más então apenas no seu início, pois, nos ultimos anos a iniciativa privada, juntamente com a ação do estado brasileiro, veem criando condições para o escoamento dessas produções. Falou que o estabelecimento do corredor de exportação madeira-amazonas fez com que o transporte da produção de soja por este rio proporciona aos produtores de soja do norte e do centro-oeste uma diminuição no frete, quase aproximados 50%, e com o custo do transporte reduzido a soja dessas regiões produtoras vão se tornar altamente competitivo no mercado internacional.

    ResponderExcluir
  24. Comentarei a frase da Anajulia.
    A frase vem mostrar oque acontece com o solo e o problema do lixo. Com o aumento do concreto e do asfalta, diminui a penetração da água no solo, que provoca a impermeabilização gerando enchentes, o lixo é outro problema, que também jogado em lugares inadequados pode provocar riscos causar enchentes e derrubar enconstas.
    Por outro lado o lixo nao é um produdo apenas.
    O lixo nao é algo que apenas jogamos fora, mas pagamos muito caro por ele.

    ResponderExcluir
  25. Anajulia Faria Nicoli - 1mc20 de novembro de 2009 às 20:58

    Comentarei a frase 45 da aluna Barbara
    A fase mostra a tal importancia da água que existe nas fontes subterranea, e que se ultilizarmos produtos errados e de forma errada podemos prejudicar essa água que é limpa, e que possivelmente poderia se usada futuramente para o nosso consumo.
    o arquifero guarani, com suas pedra ipermeabilizadora, permite que as águas das chuvas sejam captadas e assim filtradas pelas grande pedras que serca grande parte da regiao, tornando-a potavel.
    Com a agricultura essas águas estão ameasadas pois os produtos que sao ultilizados por serem fortes e grande contidade acaba sendo absorvido pelo solo e podendo poluir o lençol freatico.

    ResponderExcluir
  26. Conforme a fala do colega, Thawan, que explicou a respeito da previsão da população das principais cidades do mundo no ano de 2015, pude observar que a maioria das metrópoles superpopulosas do mundo em 2025vão estar localizadas em países subdesenvolvidos, onde irá acontecer a macrocefalia que será o resultado da urbanização desses países subdesenvolvidos. As cidades dos países subdesenvolvidos atraem imigrantes, que são geralmente de áreas rurais e mão de obra pouco qualificada, que não são absorvidos pelo mercado de trabalho, ou seja, pelas indústrias e acab am não entrando nos circuitos consumidores urbanos, e para sobreviverem acabam tendo que trabalhar no setor informal da economia, e com isso tendo que morar em áreas irregulares ou até mesmo nas rurais.
    Comentado por: Taynara Arantes Spagnol-1ºMC

    ResponderExcluir
  27. Comentário:

    Conforme a fala da aluna Emanuelle Helena, que explicou a respeito do dominio mofoclimático da Amazônia, percebe-se que a amazônia possue terras baixas e principalmente florestadas com baixa implitude térmica. Os rios possuem variedades nas cores e as espécies de animais são em grande quantidade. E notório que a floresta em relação a flora e a fauna possue um rica biodiversidade, afetada por características locais como altitude, variações das precipitações e dos tipos de solo. E bom lembrar também que ela possue vários tipos de matas.

    ResponderExcluir
  28. Eu Guilherme Bertoloso Thompson, 1MC, irei comentar sobre a frase do aluno Israel Martins, frase 34. Conforme a frase do aluno Israel os portos, que eram responsaveis pela exportação, teve caracteriscas marcantes que podem se vistas hoje em dia, como, o surgimento de insdutrias. Os portos era uma grande referencia em escoamentos de produtos e na esconomia. Serviam como trasporte para varios materias. Portos que ficam em destaque são; Porto de Santos, Porto Paranangua e no ES o de Tubarão.

    Gostei de saber sobre esse assunto sobre portos e exportaçoes, Penso que é algo que interfere bastante em nossa economia e que acelera bastante processos.

    ResponderExcluir
  29. Vanessa Carlete - 1° MC20 de novembro de 2009 às 22:10

    Conforme a frase do Victor Galvão sobre o processo de urbanização que é associado predominantemente ao excedente de população que vive nas cidades como conseqüência do êxoto rural, pude concluir e aprender que se o país tiver bom desempenho econômico, é provável que essa população migrante seja absorvida pelo mercado de trabalho e consiga sobreviver com maior dignidade. Por outro lado se o país estiver sujeito a constantes crises financeiras e econômicas é provável que essa população migrante sobreviva em condições desagradáveis. A expansão das industrias acelerou o processo de urbanização e atualmente a maior parte da população mundial vive em cidades.

    ResponderExcluir
  30. Nathália Corrêa-1ºMC20 de novembro de 2009 às 22:59

    Conforme a fala do colega, Matheus Terra, que explicou a respeito do crescimento das cidades de tamanho médio, pude observar que esrão aumentando na sua atividade econômica. O Ipea(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) constatou que as cidades que tem entre 100 mim e 500 mil habitantes se supera no crescimento do PIB, em uma taxa de 5,7%ao ano. Mostrou tambem que as cidades de porte médio são divididas em 3 tipo: as que ficam em volta de regiões metropolitanas, as que es tão mais concentradas, e as isoladas.

    ResponderExcluir
  31. A frase q eu irei comentar, tratase das mordenizações que foram iniciadas aparti da decada de 1940.
    As diferenças que ocorrem nos centros urbanos do meio rural é que nos centros urbanos tudo em sua folta muda derepente, eno rual demora anos e anos para mudar pouca coisa.
    A frase que eu comentei é a 9.

    ResponderExcluir
  32. O tema abordado pelo meu colega Matheus Marchezi é sobre CONURBAÇÂO,que significa expecificamente a expansão territorial das cidades.As cidades se integram umas as outras,sendo dificil indentifica-las.

    ResponderExcluir
  33. Thawan Silva Santos - 1MC20 de novembro de 2009 às 23:41

    Analize Thawan Silva Santos - 1MC

    Conforme a frase da colega Thayana Arantes - 1MC, (frase 6) pode-se perceber que a urbanizaçao em paises perifericos é um problema que vão desde a contruçao de "favelas" á condominios de luxo, tambem pode-se citar problemas como a falta de lazer,desemprego e e ntre mutos outros problemas

    ResponderExcluir
  34. Lucas dos Santos Passamai 1º mc
    Conforme a fala do Luíz Paula ele esplicou a respeito da desiguandade social que nós presenciamos, principalmente nas favelas onde vivem pessoas de baixa renda social. Sendo assim vivem sem serviços basicos e tambem com moradias inadequadas.Resultado disso é a falta de emprego e tambem a desigualdade social.

    ResponderExcluir
  35. Conforme a fala da amiga Lunna teve grandes índices nas cidades de porte médio, e um dos motivos para isso acontecer é a descentralização industrial. E melhores mão-de-obras e transportes e que tem melhoria de vida , estão sendo o causador de muitas industrias que vemos, se deslocarem para centros urbanos,e isso tem a causa de um crecimento muito rápido nas industrias.

    ResponderExcluir
  36. De acordo com a fala da aluna Ana Luisa (frase 47), pode-se concluir que a poluição atmosférica é um problema mundial, que vem causando muitos problemas, até mesmo em questão de saúde (doenças respiratórias principalmente).
    Para reverter essa situação é necessário que todos tenham consciência, e passem, mesmo que seja com pequenas atitudes, a preservar mais e zelar pela saúde da humanidade.
    Além disso, é necessário que as empresas automobilísticas passem a colocar filtros em todos os carros, já que uma boa parte da poluição atmosférica é causada por veículos.

    ResponderExcluir
  37. Matheus Marchezi Amorim 1ºMC22 de novembro de 2009 às 19:22

    De acordo com a frase número 18, que foi comentada pelo aluno Matheus Costa, cada cidade tem sua função, embora uma mesma cidade possa ter mais de uma função, como São Paulo. Essas funções são atividades econômicas, culturais, políticas, entre outras.

    ResponderExcluir
  38. conforme a fala da colega Luana Calvi que irá abordar o tema favelas, baseado em reportagens como mostra o capítulo a urbanização do Brasil página 11. As favelas são apenas uma manifestação de moradia de baixo nível. As favelas só existem por causa da desigualdade social, que são ricos e pobres, por esse motivo que há prédios, condominios belíssimos e morros com casas inacabadas, onde se denominam favelas.

    ResponderExcluir