IMAGENS DA SEMANA: UM BANHO DE PISCINA TRANQUILO NA BAÍA IMUNDA DE MANILA - FILIPINAS !

IMAGENS DA SEMANA: UM BANHO DE PISCINA TRANQUILO NA BAÍA IMUNDA DE MANILA - FILIPINAS !

IMAGENS DA SEMANA: UM BANHO TRANQUILO EM UMA PISCINA DE LUXO EM SINGAPURA

IMAGENS DA SEMANA: UM BANHO TRANQUILO EM UMA PISCINA DE LUXO EM SINGAPURA

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Aspectos Do Brasil 1º Ma

Check out this SlideShare Presentation:

41 comentários:

  1. Darlene Alves Debona, 1° MA17 de novembro de 2009 às 09:35

    Darlene Alves Debona, 1° MA
    Comentando a frase 34, da aluna Eluana.

    De acordo com a frase 34 da minha colega, Eluana, posso perceber que o Porto de Santos foi muito utilizado e teve grande importância na época do ciclo do café e do processo de industrialização. Como o café foi introduzido, mais tarde, no Oeste Paulista, foi necessária a ligação do local do escoameno até os portos, o que caracterizava um corredor de exportação. Na década de 70 surgiram outros corredores de exportação, alguns ligados ao comércio de produtos agrários e outros ligados a minérios brutos e semi-industrializados. Atualmente existem alguns corredores ligados ao processo recente de industrialização do agronegócio do Norte e Centro-Oeste do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Hanna Nicoli -1 ma
    Comentario sobre a frase n 38 de Iago Longue Martins.
    O colega Iago abordou em sua frase os grandes problemas de projetos que nao dão certo ou nao atendem as espectativas da própria companhia e também da populaçao, estado e país. Os profissionais em questão nao sabem trabalhar dentro do planejamento correto e em equipe, isso torna muitas vezes o trabalho mais demorado e insuficiente. A grande questão é que todos os profissionais tendem a seguir o exemplo e conselho de Aziz Ab' Saber que diz que para se suceder um bom projeto, tem que haver o envolvimento de todas as diciplinas e for feito de forma correta em todas as áreas.

    ResponderExcluir
  3. Allan Tessaro dos Santos18 de novembro de 2009 às 15:12

    Allan Tessaro dos Santos - 1°MA

    Segundo ALisson Bueno dos Anjos do 1°MA, a urbanização é um fenômeno que cresce no mundo e acabou se tornando muito complexo, por causa da irregularidade da distribuição populacional pelo mundo, e por esta causa surgem regiões altamente a urbanizadas e como exemplo temos a América do Norte, Japão e outras mega-cidades, onde 75% da população mora nas metropoles.
    Entretanto essa irregularidade na distribuição populacional acaba causando grandes desigualdades no índice de urbanização pelo mundo.

    ResponderExcluir
  4. Eu Thiago Valiate Barbosa 1ºMA vou comentar sobre o trabalho da aluna Thays de Oliveira Gaspar.

    O slide da aluna tem como assunto tratado o desenvolvimento econômico e político das cidades dos países subdesenvolvidos, como Xangai e São Paulo. No ínicio do século XX as cidades de grandes portes eram nas cidades de países altamente desenvolvidos, como na europa. No final do século XX, as cidades de grandes portes passaram a ser aquelas cidades de países desenvolvidos que estavam se desenvolvendo rapidamente como São Paulo e Xangai.

    ResponderExcluir
  5. Conforme a fala da Ana Carla (frase número 10), que explicou sobre a industrialização e a urbanização, relacionadas ao crescimento urbano, percebe-se que as capitais próximas ao litoral brasileiro foram as que mais se desenvolveram, se tornando grandes centros urbanos e industriais. Todas as capitais litorâneas receberam um grande fluxo de migrantes, principalmente das cidades do interior brasileiro, mesmo aquelas capitais que pouco se industrializaram. Essas pessoas, vindas do interior, buscavam melhores condições de vida para sua sobrevivência. Por isso, industrialização foi um processo que ocorreu paralelo a urbanização, pois à medida que no país se instalavam novas indústrias, era necessário, também, maior quantidade de mão-de-obra para trabalharem nelas, concentrando-se, principalmente, nas capitais e aumentando a população local e a qualidade de vida dos centros urbanos.

    Comentado por Amanda Permanhane Nascimento – 1°MA.

    ResponderExcluir
  6. Phillipe Aguiar-1ºMA

    Na frase abordada pelo aluno Rafael Checon, pude perceber que a questão do desemprego em países subdesenvolvidos e mais grave do que possamos imaginar.
    Com o desemprego e a falta de habitação, as populações de baixa renda têm que se submeter a prestações de serviços, porém, pouco qualificados, assim surgindo cada vez mais vendedores ambulantes em ruas de nossas cidades, sendo um meio de sobrevivência e de para milhares de pessoas em nosso país.

    ResponderExcluir
  7. Eu, Lívia Gonçalves 1ºMA, irei comentar a frase 45 da aluna Lays Vaillant, que aborda o tema Aquífero Guaraní, o maior manancial de agua doce do mundo, onde grande parte deste encontra-se no Brasil.
    Formou-se como todo Aquífero, a partir do acúmulo de agua subterrânea de milhares de anos, capturada atráves de uma armadilha geológica ( local onde impede a circulação de água )
    Ele localiza-se também em parte do Uruguai , Paraguai e Argentina.
    Mesmo sendo um grande aquífero, não deixa de sofrer riscos de escassez de água e contaminação desta, agravando assim, grandes problemas para nossas futuras gerações. Todo esse perigo começou quando iniciaram-se perfurações para abastecer grandes cidades, onde se formaram indícios de contaminações.
    O Aquífero Guaraní recebeu esse nome em homenagem aos índios que ali abtavam, e assim como esses povos que sempre respeitavam e respeitam a natureza, nós temos que segui-los como exemplo para zelar pelas grandes riquezas que nos restam. Aguindo assim, em um futuro bem próximo os problemas não se agravaram tanto como os que estamos vendo.

    ResponderExcluir
  8. O comentário da colega Ariadne cita o aumento em média do crescimento das cidades medias brasileiras em relação às outras, pois vem tendo um PIB muito alto e um crescimento significativo das ações agropecuárias. Pude perceber também que o crescimento das cidades ocorre na maioria delas no sudeste e principalmente em São Paulo, isso ajuda bastante na que do índice da desigualdade social.

    ResponderExcluir
  9. Conforme a fala da colega Thais Légora, que explicou a respeito sobre a taxa de urbanização no Brasil, que vem crescendo ao longo dos anos, destacando dois importantes momentos: primeiro na década de 1950 período gorvernado por Varga e Juscelino Kubitschek, e a segunda na década de 1970 onde fora marcado pela ditadura militar, período que teve o maior aumento populacional urbano brasileiro.

    Em 1950, o aumento da taxa populacional urbana estava em torno de 36,16% do total, contudo no ano da ditadura a população já estava em torno de 56,8%, e nisto o crescimento ainda não se amenisa, nos anos 90 já estava em torno de 77,13% e em 2000 já chegava num total de 80% da população brasileira.

    ResponderExcluir
  10. A frase do meu colega Wagner, deixa bastante claro que a industrialização trouse consigo o fenomeno da urbanização que por sua vez atingiu todo o globo.As grandes cidades antigas eram essencialmente politicas e se concentravam na guerra, e com a revolução industrial as cidades passaram a se concentrar na produção.

    Vitor de Almeida Melo 1°MA

    Obs:eu mais ou menos expliquei a frase dele porque ele não fez os slides.

    ResponderExcluir
  11. Eu Rhayssa Belmock Silva do 1ºMA,irei comentar sobre a frase 14 de Rodrigo Fiorido,que fala sobre metrópoles globais.
    Percebe-se que a partir da década de 70, a conceituação de “cidades globais” se desenvolveu, devido aos impactos espaciais significativos nos países de industrialização. As cidades globais são as mais importantes no sistema econômico global, como por exemplo:São Paulo, sendo as que apresentam alto nível de urbanização capazes de superar o processo de desindustrialização e degradação, assim são exemplos para as demais cidades, devido a sua industrialização e desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  12. Daniela S. de Amorim - Comentário da frase 31 (Caroline Hernandes).

    A frase 31 fala sobre os corredores de exportação, que no início do século XXI, o Brasil se estabeleceu como um dos maiores provedores de soja no mundo. Devido a expansão agrícola, milhares de quilômetros quadrados de florestas e cerrados deram lugar às pastagens e à cultura da soja. O modelo econômico agrário-exportador tem sido mantido pelo país e sustentado os pagamentos da dívida externa aos credores. Porém, o intenso desmatamento da Amazônia foi concentrado em dois estados: Mato Grosso e Rondônia.

    ResponderExcluir
  13. Conforme a aluna Julia Torres, apresenta em seu trabalho sobre o domínio morfoclimático tropical atlântico (frase 41), características podem ser notadas nesse espaço, dentre as quais estão o solo fétil, porém devastado pelo homem em muitas áreas devido as suas boas condições, é uma área onde há pequena influência do cerrado, campos rupestres, mangues e restingas, apresenta clima úmido, sendo que está próximo do oceano e também alto nível de pluviosidade. Possui ótimas condições naturais e devido a isso sofre muitas ações antrópicas. O homen sempre utiliza dos locais que apresentam melhores condições.


    Juliana Néspoli - 1ºMA comenta o trabalho de Julia Torres

    ResponderExcluir
  14. Conforme a fala da colega, Laís Scarpini, que explicou a respeito das relações que a sociedade tem com a natureza e o que fazemos por ela.
    Devemos pensar que a natureza não serve apenas para explorar, mas também abrigar várias pessoas que é o caso dos índios, vendo que é a partir dela que ele tinha o seu sustento, a sua sobrevivência. Hoje muitas pessoas apresentam um convívio muito ruim com a natureza achando que ela foi feita para explorar e pensando somente em tirar proveito dela como, por exemplo, só tirar seus benefícios, mas não repor o tirado, o chamado reflorestamento. A destruição, a degradação das florestas pode ser considerada normal, pois a cada dia a poluição fica maior.
    Apesar de tudo que o homem faz com a natureza ele também faz parte dela, pois dependemos dela para viver e se pararmos para pensar em nossos atos ainda temos uma grande esperança de recuperar o que perdemos até agora.

    Comentado por Karine Toneto Cachuba 1º MA

    ResponderExcluir
  15. Conforme a fala da colega, Laís Scarpini, que explicou a respeito das relações que a sociedade tem com a natureza e o que fazemos por ela.
    Devemos pensar que a natureza não serve apenas para explorar, mas também abrigar várias pessoas que é o caso dos índios, vendo que é a partir dela que ele tinha o seu sustento, a sua sobrevivência. Hoje muitas pessoas apresentam um convívio muito ruim com a natureza achando que ela foi feita para explorar e pensando somente em tirar proveito dela como, por exemplo, só tirar seus benefícios, mas não repor o tirado, o chamado reflorestamento. A destruição, a degradação das florestas pode ser considerada normal, pois a cada dia a poluição fica maior.
    Apesar de tudo que o homem faz com a natureza ele também faz parte dela, pois dependemos dela para viver e se pararmos para pensar em nossos atos ainda temos uma grande esperança de recuperar o que perdemos até agora.

    Comentado por Karine Toneto Cachuba 1º MA

    ResponderExcluir
  16. Segundo a frase da aluna Jéssica(número 40)podemos dizer que o dominio morfoclimático da Caatinga se localiza no Nordeste do Brasil onde há um certo descaso do governo, pois devido ao ambiente que não é muito diverso e semi-árido possui poucas condições para habitação. Devido aos fatores climáticos não é possível o desenvolvimento agricultura família para atender os pobres, pois os lugares onde há melhores condições climáticas concentrada nas mãos dos grandes proprietários de terra fazendo o Nordeste um grande problema.

    Aluna: Izabella Godoy, 1°MA.

    ResponderExcluir
  17. A frase 21, da Raysa Nunes Ferreira Rosa, fala dos chamados tecnopólos, que são as cidades em que está concentrado o desenvolvimento tecnológico.
    Sendo cidades que têm o intuito de criar novas tecnologias, os tecnopólos acabam por contar com um bom investimento, principalmente em grandes centros universitários e institutos de pesquisa, já que esses são uma grande fonte de descobertas e criações. Além disso, os tecnopólos possuem excelentes meios de transportes e comunicações, também por investirem muito nisso, já que são fatores importantes para manter o contato dessas cidades com o restante do país e do mundo, o que também é o motivo que as faz serem próximas às metrópoles mundiais.

    ResponderExcluir
  18. Irei comentar a frase 33 da aluna Darlene Debona.

    Os corredores de exportação são mais eficientes, pois ligam os principais meios de transporte de forma a tornar o escoamento da produção mais rápida e barata.
    Esses corredores ligam regiões mais distantes, como a região Norte aos principais portos de exportação, além de ser uma forma mais barata é também uma forma mais ecológica de se escoar uma produção ou mercadoria.


    Eluana Campos Bastos 1º MA

    ResponderExcluir
  19. Rodrigo Fiorido - 1 MA19 de novembro de 2009 às 22:16

    conforme a frase 15, formulada pela aluna Rhayssa Belmock, pode se concluir que as grandes cidades procuram atender a todas as pessoas que nela vem morar, mas muitas vezes não há espaço, nem emprego suficiente para todos como também ocorre nas médias cidades, pela falta de planejamento urbano, o que acaba ocasionando, além de problemas sociais, problemas urbanos de todos os tipos, como fome, desemprego, falta de moradia, sujeira, etc. como podemos ver na imagem, São Paulo é um exemplo de metrópole com alto grau de concentração populacional.
    Comentado por Rodrigo Fiorido - 1MA

    ResponderExcluir
  20. Eu sou Thais Martins Légora do 1º MA e vou comenta a frase da minha colega Thayane.
    Como podemos observa a tendência é que em 2025 as metrópoles superpopulosa estejam localizadas em paises subdesenvolvidas, isso ira acontecer pelo fato do inchaço urbano. As cidades subdesenvolvidas cada vez mais vêm atraindo a população mais nem sempre essas populações esta devidamente qualificada para tais trabalhos e acaba indo trabalhar de lavador de carro, empregada domestica e etc. Com todo esse problema fica cada vez mais comum a ocupação de terras por desabrigados ou pessoas sem condição nenhuma de obter uma casa ou ate mesmo pagar um aluguel.

    ResponderExcluir
  21. Thays de Oliveira Gaspar, vou comentar no trabalho do Thiago Valliate. Frase 3

    OS ASPECTOS GERAIS DO BRASIL

    A migração ocorreu inicialmente por causa da atração da cidade, pessoas que saiam do campo para os aglomerados urbanos. As espectativas são que em todo mundo a população urbana cresça nos próximos dez anos e em 2030, 60% da população de todos os países estarão na área urbana.

    ResponderExcluir
  22. Thays de Oliveira Gaspar, vou comentar no trabalho do Thiago Valliate. Frase 3

    OS ASPECTOS GERAIS DO BRASIL

    A migração ocorreu inicialmente por causa da atração da cidade, pessoas que saiam do campo para os aglomerados urbanos. As espectativas são que em todo mundo a população urbana cresça nos próximos dez anos e em 2030, 60% da população de todos os países estarão na área urbana.

    ResponderExcluir
  23. Eu, Iago Longue Martins do 1º MA, irei comentar a frase 37 da aluna Hana.
    Pode-se afirmar que o Brasil é um país privilegiado naturalmente, por possuir grande biodiversidade. Há tantas espécies diferentes que muitas delas, ainda nem foram descobertas. A Amazônia é o destaque mundial da diversidade natural, onde podemos encontrar cura para muitas doenças, além de espécies novas inimágináveis e surpreendentes.
    O fator de preocupação é que naquela região evidencia-se uma alta degradação, gerada pelas ações antrópicas.
    Por conseguinte é necessário cuidar do meio ambiente, pois nele encontramos o futuro da vida do planeta.

    ResponderExcluir
  24. Conforme a fala da colega, a Karine, que explicou a respeito dos domínios do cerrado, percebe-se que ele possui caracteristicas importantes, como o clima que é intenso o ano todo e a vegetação bastante diversificada. Nota-se também como a natureza se adapta a essas regiões na qual são encontradas nos planalto, onde é mais difícil o acesso a àgua. Mas o homem vem usando e atualizando suas tecnologias que, por um lado é bom, mas por outro a degradação aumenta e com isso acabando com esse ecossistema.
    Comentado por Lais Scarpini Machado,1ºMA

    ResponderExcluir
  25. Bruno Henrique Ferreira-1º MA

    Irei comentar a frase 20 da aluna Bruna Marquezini,sobre Megalópoles.

    Baseado no livro,entendi que as megalópoles são grandes conurbações das maiores metróploes de um país,ou seja a união das mesmas em uma área urbana só.No Brasil existe a maior megalóple da América do Sul São Paulo-Rio,além de seu tamanho e população grande também são os números de problemas.

    OBS:Tendo em vista que o trabalho da aluna não está nos slides,necessitei basear-me no livro.

    ResponderExcluir
  26. Eu, Gilio Tuão Lorencini, aluno do 1ºMA, irei comentar a Frase 35 da aluna Fernanda Rangel.
    A natureza brasileira é muito diversa. Possuímos um grande potencial hidrográfico, uma fauna e flora rica. Mas em contraste a tamanho esplendor, há o horror da degradação, onde nós, seres humanos, desmatamos, queimamos, poluímos, enfim, assassinamos a nossa biodiversidade. O preocupante é que o meio ambiente é como uma teia, tudo está interligado, se destruímos pontos importantes desse conjunto, todos serão afetados.
    Portanto, salve a natureza enquanto há tempo!

    ResponderExcluir
  27. Eu, Caroline Hernandes irei comentar a frase da aluna Daniela, do 1º MA.
    Pode-se dizer que o uso das hidrovias no transporte de produção da região Norte, tem ajudado a tornar os grãos ali produzidos,mais baratos e portanto competitivos. Em vista disso, o Brasil deveria aproveitar seu potencial hidroviário para assim diminuir o custo de transporte dos produtos para a exportação, dessa forma eles chegam ao mercado externo com preços baixos, favorecendo-nos economicamente.
    É fundamental, que o país possua um bom sistema agricultor e exportador, temos muito potencial para sermos grandes produtores, além de condições favoráveis, para possuirmos uma econômia cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  28. De acordo com a frase 46, feita pela aluna Lívia Gonçalves - 1º MA, pode-se dizer que são diversos os fatores de degradação do meio ambiente. Boa parte se dá devido ao mau uso dos recursos naturais, além da destinação incorreta do livo, poluindo o meio.
    Portanto, para conseguirmos frear o processo de degradação, é preciso diminuir a poluição da natureza, pois se conseguirmos fazer isso, as outras ações em prol da sustentabilidade serão mais faceis de alcançar.

    * Lays Vaillant - 1º MA

    ResponderExcluir
  29. Nome: Bruno Pin Machado
    Série: 1° MA

    A frase 30, do colega Carlos Roberto expõe um assunto que vem sendo discutivo ultimamente no Brasil, em que as hidrovias sendo um transporte seguro, onde transporta grandes volumes de cargas, desde que existem condições favoraveis a sua navegabilidade, pode trazer sérios danos ao meio ambiente, o grande degradador dos recursos da agua é o mau uso da area de bacia de contribuição de manancial e não o seu uso como hidrovia.
    Os principais impactos ambientais das hidrovias são de três ordens: impactos gerados a partir da implantação das obras, impactos resultantes das operações e impactos nas areas de influencia indireta. Os mais constantes são derramamentos de produtos maléficos aos rios e contaminação de aguas por lançamentos de dejetos.

    ResponderExcluir
  30. Mariana Oliveira Guimarães - 1°MA

    Segundo a frase e o comentário da aluna Michele Rodrigues, as queimadas representam, para os agricultores, uma das técnicas agrícolas mais antigas e mais cômodas, pois, de acordo coma opinião popular, a queima da vegetação elimina mais rapidamente os animais e estimula a formação de uma camada de cinzas que contribuiria para a entrada de matéria orgânica no solo.
    Entretanto, a queima da vegetação faz com que ocorra a eliminação dos nutrientes responsáveis pela fertilização do solo e também contribui para o aumento dos índice de poluição atmosférica.

    ResponderExcluir
  31. A frase 42, desenvolvida pela aluna Juliana Néspoli, aborda as características naturais e climáticas do Domínio Morfoclimático das Araucárias e Pradarias Mistas. Esse domínio é identificado por ocorrer em regiões de baixa média térmica, por possuir relevos com a presença de planaltos diferentes em determinadas regiões com características próprias e relativas a cada respectivo planalto. Apresenta grande influência quanto à irregularidade pluvial. Destacam-se nesse domínio, depressões encobertas por pradarias mistas, localizadas especialmente nos planaltos encontrados no sul. Houve uma degradação evidente nas vegetações das araucárias, devido ao extrativismo descontrolado.
    Comentado por Julia Torres 1°MA

    ResponderExcluir
  32. Fernanda Rangel - Frase 3520 de novembro de 2009 às 20:39

    Meu comentário é baseado no trabalho de Gillio (Frase 36).
    Tempo atmosférico é todo um conjunto de fenômenos de uma atmosfera em um certo período (condições de umidade, temperatura, chuva, radiação solar, etc.). Já em relação a clilma, segundo a OMM, é o estado médio da atmosfera (umidade, temperatura, vento, chuva, pressão, radiação solar, etc.). Para se estudar e caracterizar um clima é necessário um período de no mínimo 30 anos.

    ResponderExcluir
  33. Aluna:Naiara Maria
    série: 1ªmA
    Comentar o trabalho de Nilda Campos Frase 25

    Nilda elaborou no seu trabalho o assunto favelização, onde mostra que nos estado de Sao Paulo e Rio de Janeiro se concentra a maior parte da população e onde a favelização é imcomparável a outros lugares, pois por serem estados mais industrializados os cidadão mais humildes se locomovem para tais estados esperando encontrar empregos, mais não é assim. Com isso as favelas são lugares onde predomina a violêcia,preconceito, desigualdade entre tantas outras questões,o governo ou alguem mais proximo a tal cargo poderia ver se conseguiam uma forma de ajudar para diminuir a favelização no Brasil.

    ResponderExcluir
  34. Nome: Nilda Vitorino Campos - 1MA
    Comentario da frase 27 - Naíara

    A aluna Naíara falou sobre o Transporte Ferroviário, praticamente o mias importante do Brasil e um dos fotores responsaveis pele industrialização do país. Entende-se que com a criação desse transporte, no sec.XIX, foi possivel a ligação entre a produção e os portos, virando assim o meio de escoamento da cafeeicultura, principalmente em São Paulo. As ferrovias continuam as mesmas de antes, só que agora grande parte esta privatizada.

    ResponderExcluir
  35. Ariadne Muniz do 1ª MA comentando o slide de Arnon. Como já foi dito, com um aumento execivo da população rural nas cidades,em busca de melhor qualidade de vida ou até mesmo em busca de condições de sobrevivencia,resultou em um processo chamado "Inchaço Urbano".Por esse fenomeno ter acontecido em um curto espaço de tempo as cidades não possuiam e até hoje não possuem políticas urbanas para acomodar esta população de forma adequada, resutando assim: a falta de infra estrutura básica, criação de favelas nas periferias urbanas e construções ilegais em áreas que deveriam ser preservadas.

    ResponderExcluir
  36. O comentário da colega Mariana Oliveira fala das ilhas de calor. As ilhas de calor evidenciam o fato de a temperatura algumas cidades se elevar de forma considerável. Um dos principais fatores desse aumento de temperatura são os veículos automotivos e indústrias, que emitem gases de forma excessiva na atmosfera e cria o chamado efeito estufa. Outro fato importante, é que algumas regiões são consideradas verdadeiros vales, ou seja, estão rodeadas de montanhas e isso impede que a circulação de ar seja efetiva, além disso, o corte constante de árvores também favorece para a elevação da temperatura.


    Aluna: Michelle rodrigues
    série: 1ªMA
    Coomentoo a frase da Mariana Oliveiira, 49

    ResponderExcluir
  37. carlos roberto 1ma
    conforme o que foi dito por bruno as hidrovais sao um transporte barato,alem disso o brasil possui uma grande quantidade de rios navegaveis podendo ser aproveitado ,evitando o uso desnecessario de transportes mais caros e mais prejudiciais ao meio ambiente.
    as hidrovias possuem porem um ponto negativo mesmo apresentando poucos impactos ambientais as hidrovias ainda possuem seus pontos negativos podendo acarreta serios prejuzos para o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  38. Alisson Bueno dos Anjos,
    comentando sobre os slides do aluno Allan Tessaro.

    Segundo o comentário do Allan,o processo de industrialização brasileira na era Vargas teve como consequências o alto índice de urbanização e posteriomente o exôdo rural,surgindo desta maneira,as favelas.
    O processo de industrialização e urbanização estão associados,pois o desenvolvimento proporcionado pelas industrias atraem diretamente pessoas de outras regiões,e como no Brasil há um mal planejamento,ocorre a formação de desigualdades sociais gradualmente.

    ResponderExcluir
  39. Rafael Palaoro Checon
    1º MA

    como foi dito pelo Phillipe, que falou sobre a espculação imobiliaria,percebe-se que a especulação imobiliaria é o principal fator do aumento das favelas e epla ocupação urbana.Terras muito baratas acabam sendo ocupadas pela população menos favoreida,que acabam virando favelas e periferias,onde ha muita falta de infra-estrutura,fazendo que essas pessoas vivem em condições sub-humanas

    ResponderExcluir
  40. Raysa Nunes Ferreira Rosa 1MA
    Conforme a frase 22 do Rafael que fala sobre o crescimento populacional das cidades onde o motivo dado é a industrialização que se segue devido a vários fatores como baixos custos e benefícios fiscais que atraem as industrias a se instalarem nessas cidades, onde ocorre a desconcentração industrial que é o processo que ocorre quando as indústrias deixam de se instalar nos grandes pólos e passa a procurar vantagens em outras regiões o que conseqüentemente aumenta a população.

    ResponderExcluir
  41. Ana Carla Néspoli Dilem - 1ºano MA
    Comentário da frase da Amanda Permanhane (frase 9)

    De acordo com a frase do meu colega, podemos perceber o quanto já está visível a diferença do meio urbano para o meio rural. Isso aconteceu e acontece devido a diversos fatores. Primeiramente, foi o fato da industrialização, que as pessoas saíam de suas casas no meio rural e iam para essas regiões industrializadas em busca de trabalho, de uma melhor condição de vida. A partir daí, foi crescendo omeio urbano, sempre se industrializando, gerando um fluxo maior de migrantes. Muitas pessoas atualmente vivem da agricultura, de suas plantações, ganham a vida com isso, mas tem gente que não tem opção e decide vim para esses meios urbanos buscar emprego, uma condição de vida melhor e agradável. Com o passar do tempo, as cidades foram ficando melhor e maior, com saneamento básico, casas, prédios, mais e mais indústrias, enquanto que no meio rural ainda se predomina a agricultura.

    ResponderExcluir