IMAGENS DA SEMANA: UM BANHO DE PISCINA TRANQUILO NA BAÍA IMUNDA DE MANILA - FILIPINAS !

IMAGENS DA SEMANA: UM BANHO DE PISCINA TRANQUILO NA BAÍA IMUNDA DE MANILA - FILIPINAS !

IMAGENS DA SEMANA: UM BANHO TRANQUILO EM UMA PISCINA DE LUXO EM SINGAPURA

IMAGENS DA SEMANA: UM BANHO TRANQUILO EM UMA PISCINA DE LUXO EM SINGAPURA

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Aspectos Do Brasil 1º Mb

Check out this SlideShare Presentation:

46 comentários:

  1. Rafael Bolgnini Pereira- 1ºMB17 de novembro de 2009 às 09:23

    Sedundo a aluna Raíza Carlette, cuja frase foi a de número 50, as queimadas foram técnicas agrícolas praticadas por índios, colonizadores desde o período colonial no Brasil para a limpeza do terreno e início do cultivo.Hoje, essa é uma técnica ainda é utilizada.Alguns defendem seu uso, pois dizem que é a forma mais rápida de eliminar a vegetação e animais; outros são contra o uso, pois afirmam que o uso sucessivo pode causar danos ao solo.Mesmo o governo tentando controlar essas queimadas, ainda há muito o uso dela, e como o território brasileiro é grande, torna-se difícil o controle.

    ResponderExcluir
  2. A frase 21 do Lucas M.,fala que as cidades tecnopolos são aquelas que reunem várias atividades tecnológicas,principalmente nas áreas de
    semicondutores,informática,robótica,telecomunicações e biotecnologia.
    Junto aos tecnopolos se encontram importantes centros universitários,institutos de pesquisa e excelentes redes de transportes.

    ResponderExcluir
  3. A aluna Ana Carolina falou sobre os imigrantes que chega na cidade grande e acaba por tendo pouca qualificação,eles buscam o trabalho informal como os vendedores ambulantes.Muitos desses imigrantes acabam virando mendigos e assim o sonho de construir uma vida melhor vira pesadelo.

    ResponderExcluir
  4. João Vitor Desteffani Marcelino (1º MB)18 de novembro de 2009 às 15:14

    Podemos entender com a frase da aluna Juliana Fardin de Carvalho (frase 18) do 1° ano MB, que em um país as cidades tem diferentes funções. Nas grandes ciades encontra-se um número elevado de pesquisas , atividade econômica. Já em cidades mais antigas, destaca-se o turismo. E cada cidade tem sua função específica.

    ResponderExcluir
  5. Bárbara targa machado 1ªMB18 de novembro de 2009 às 16:58

    A aluna Betina da frase 2,comentou que deveido a falta de desenvolvimento da área rural muitas pessoas vão pra cidade,porque na área urbana a mais oportunidade de emprego e melhor infra-estrutura.Devido o aumento da população na área urbana e necessario constantimente melhorias na sua estrutura.

    ResponderExcluir
  6. Matheus Bastianelli Sanson 1° MB18 de novembro de 2009 às 18:09

    Analisando a frase de número 31 da aluna Milena, eu, Matheus Bastianelli (frase 19), concordo em que o Brasil apesar de ter perdido uma boa parte da floresta Amazonia, se beneficiou de outra forma, com pastagens e com a soja. Mas, mesmo com esses benefícios, ainda não é o suficiente pra compensar a floresta perdida, para então ajudar na dívida externa!

    ResponderExcluir
  7. Juliana Fardin de Carvalho 1ªMB18 de novembro de 2009 às 18:31

    o aluno da frase 14,comentou que para o desenvolvimento do país,gerando lucro,onde podemos encontra grandes multinacionais,dentre e outros,tendo mão de obra qualificada.Elas contém infra-estrutura adquada para receber evento esportivo e culturais,fazendo com que visitantes e consumidores compra os produtos gerando mais capital.O nome que se dá a isso grande centro ''Cidades Globais''.

    ResponderExcluir
  8. Segundo a apresentação do aluno Diego Carletti, pode-se afirmar que a mata atlântica tem diferenças morfológicas e climáticas grandes, em lugares tem precipitaçõess grandes e em outros lugares pluviometricos são bem menores e são procedidas pelas áres de transição. Os solos bem férteis, por causa das rochas ígneas estão na área da zona e no sertão. Causando problemas socioambientais, estão as áres de marés, de morro, que estão associados a ocupação desordenada e aos índices pluviométricos e também existem problemas por causa do clima, rios, monoculturas e várias outras coisas.
    Aluna: Clara Rigoni - 1º MB

    ResponderExcluir
  9. Iasmin Zanette Dansi 1º MB19 de novembro de 2009 às 17:27

    Segundo a apresentação da aluna: Jéssica Coelho, pode-se afirmar que o Aquífero Guarani é um dos maiores reservatórios de água subterrâneas do mundo. É uma rocha porosa (pequenos buracos) e possui muita facilidade de absorção de água. A cada chuva, há absorção de gotículas de água, que vão se acumulando em suas profundezas. Suas reservas têm a capacidade de abastecer, futuramente, o Brasil num período de pouco mais de dois mil anos. Possui cerca de 1,600 milhões/m² , e abrange oito estados brasileiros, inclusive o Paraguai, Argentina e Uruguai.
    Aluna: Iasmin Zanette Dansi 1º Mb

    ResponderExcluir
  10. Diego Carletti - 1°MB19 de novembro de 2009 às 17:34

    Comforme a frase da colega, Clara Rigoni, o trasporte ferroviário se expandiu devido à crescente do café e por ser mais barato do que o transporte rodoviário.Segundo a frase, o transporte ferroviário se encontra mais no estado de São Paulo pois produzia mais o café, se ligam apenas pelos portos produtores e somente a partir de 1996 forma privatizadas.

    ResponderExcluir
  11. Mariana Siqueira Depes - 1º MB19 de novembro de 2009 às 18:00

    Irei comentar a frase número 48 da aluna Mariana França. Em sua frase possuem os seguintes temas, a impermeabilização do solo e a produção dos lixos. São problemas gerados pelo homem, que trás um grande prejuízo para a natureza e principalmente para nós mesmos. Com o elevado número de casa, edifícios, calçadas e asfaltos nas cidades, o solo perde a capacidade de absorção de água, fazendo com que em dias de chuvas aconteçam enxurradas, pois as águas não são absolvidas pelo solo. A produção de lixo no nosso país acontece de forma absurda e nós ainda não apresentamos um suporte para o mesmo, esse é um outro problema para o nosso solo que é afetado pelas substâncias dos lixos em grande quantidade jogados muitas das vezes nos nossos solos, rios, na natureza.

    Mariana Siqueira Depes - 1º MB

    ResponderExcluir
  12. De acordo com o comentário da aluna Caroline Soromenho, a Amazônia esta localizada em planícies e depressões florestadas, onde é dividida em três partes e possui um clima e de baixa amplitude termina, ela também foi explorada no século XIX no ciclo da borracha.


    Cindy Menegolo- 1mb

    ResponderExcluir
  13. Layla Colombini 1º MB19 de novembro de 2009 às 19:20

    Segundo a Frase 47 da aluna Lays Camporez , junto com a Revolução industrial veio a poluição do ar , e é as grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte que são mais prejudicadas e a temperatura piora cada vez mais.O que leva a essas cidades chegarem nessa situação é o alto consumo de gasolina , a ocupação de ares de produção industrial e a concentração de veículos em espaços cada vez mais limitados.

    ResponderExcluir
  14. Lays Camporez Gonçalvez19 de novembro de 2009 às 19:21

    Observando o Slide de Layla Colombini (46)..
    Concordo quando falamos que existe problemas ambientais nas áreas rurais e urbanas (na maioria das vezes os problemas urbanos se desloca para as áreas rurais) isso nada mais é que alteração ambiental feita por nós mesmos da sociedade, só estamos recebendo o que "plantamos".
    Muitas vezes não respeitamos leis ,fazendo assim a degradação ambiental que almenta cada vez mais atingindo outros países.

    ResponderExcluir
  15. Jéssica Coelho - 1º MB19 de novembro de 2009 às 19:51

    Jéssica Coelho 1°b comenta Iasmin Zanete 1°b-frase:13

    O IBEGE criu um método de estabelecer melhor o Brasil econômicamente, politicamente e socialmente, com uma capacidade de cidades de atração exercida por uma cidade sobre outra e apartir disso eles fizeram a hierarquia urbana, separando as metropoles e os centros.

    ResponderExcluir
  16. De acordo com aluna Brenda Freitas: As Hidrovias assim como qualquer outro meio de transportes, também há impactos ambientais. Mesmo que seja menor, existem e tem três fases. O impacto vem desde a implantação, como por exemplo, a hidrovia Paraguai-Paraná como conseqüência da implantação as comunidades ribeirinhas tiveram alteração ambiental e diminuição da pesca. O segundo impacto são resultante das operações como risco de acidentes com cargas perigosas onde afetam o rio, contaminação de água por lançamentos de dejetos que são as principais. Por ultimo vêm os impactos na área de influencia indireta de uma infra-estrutura é a mais preocupante, o fato não é o uso da bacia para hidrovias. Mas sim o mau uso da área da bacia de contribuição de manancial. Infelizmente é impossível fazer as coisas sem ter que prejudicar a natureza, mas podemos cometer menos erros e causar menos impactos a natureza. O transporte hidroviário é o mais barato, embora não seja o mais utilizado. Mesmo assim agride a natureza.

    ResponderExcluir
  17. Vinicius, Comentario da Frase 35

    O crescimento das cidades e do mundo trasem muitos beneficios para a economia e para o conforto, só que cada vez mais que cresce a cidade mais disastres ao meio ambiente ocorrem, como rios sendo poluidos, florestas quimandas. A frase do meu amigo, mostra que nós que nos julgamos os mais espertos de todos os outros animais, destruirmos nosso proprio habitate, para suprir nossos gostos e custumes, outros animais com o cérebro menor e que julgamos inferior tentam sempre preservar o meio que vivem. Se não pensarmos em nossos atos, não tera mais geito, vamos nós destruir, e detruir aos outros seres vivos que não fizeram nada alem de tentar proteger o seu meio.

    ResponderExcluir
  18. Comentário baseado na frase da aluna Bárbara Targa Machado. O governo não está conseguindo planejar a melhor ocupação do território brasileiro. Qualquer ser humano precisa de uma "terra" para morar e construir seu lar, porém é bem ao contrário disso que está acontecendo no Brasil. Quando uma pessoa procura um bom lugar para morar, acha dificuldade para achar, no centro da cidade praticamente todos os imóveis são ocupados devido a boa localização. Já na periferia, devido a maior distância do centro, os imóveis são mais baratos por sua infra-estrutura ser deficiente, causando um maior gasto com transportes. Mas sem outras alternativas, o brasileiro é praticamente obrigado a morar na periferia, e sonhar com sua casa no centro da cidade. Uma mudança no sistema no Brasil não é possivel, mas ajudaria bastante se houvesse uma melhoria na infra-estrutura das periferias, evitando a super lotação e um bem estar dos habitantes da periferia.
    Betina Hatum Mendes

    ResponderExcluir
  19. Conforme a fala do colega Felipe, frase 12,o Sudeste, com a exportação do café, exploração de minerais, oferta de mão-de-obra entre outros passou a ter maior desenvolvimento industrial e econômica. Com as características espaciais, o êxodo rural no Brasil está relacionada também com a grande migração regional para o Sudeste onde estão os principais atrativos econômicos principalmente no Rio e São Paulo.

    Emanula Bonno -1ºMB

    ResponderExcluir
  20. Observando o trabalho do aluno Gabriel Rosa podemos percebera importância do transporte hidroviário para o comércio, para a população..., E que apesar de ter algumas desvantágens continua sendo bastante utilizado.

    ResponderExcluir
  21. Ana Carolina Moura 1ºMB20 de novembro de 2009 às 14:24

    Comentarei sobre a frase da aluna Bárbara Souza(frase nª11.
    A industrialização e a urbanização são fatos que acontecem juntos,um está diretamento ligado ao outro,um dependeu do outro para acontecer.
    A para uma urbanização foi preciso que existisse pessoas nas cidades,e o exôdo rural só foi possivel pela atração a cidade.Esse fato pode explicar o porque eu o campo não é industrializado e urbano.

    ResponderExcluir
  22. Hugo Balarini Mendes - 1ª MB20 de novembro de 2009 às 15:11

    Sou Hugo Balarini Mendes aluno do 1º MB, e estarei comentanto a frase na minha amiga Hellen cuja é a frase 44.
    Ela se expressa através da frase e do comentário mostrando que nós homens não podemos e nem conseguimos controlar-nos mesmo, assim nós exploramos a cultura, como assim? A cultura é o único lugar onde temos controle próprio, pois através dela nós conseguimos nós podemos desfrutar indiretamente a natureza... Então hoje em dia nós só explorar a cultura, pois estamos acostumados a explorar somente o que podemos controlar.

    ResponderExcluir
  23. A frase 43, da aluna Gabriela, diz que o Domínio dos Cerrados localiza- se numa das regiões de mais intenso processo de modernização do Brasil, essa modernização por seu turno, tem implicações ecológicas imensas, na medida em que tem alterado rapidamente, num curto espaço de tempo a paisagem regional. O clima é marcado por forte sazonalidade, com uma estação seca em torno de 5 a 6 meses secos. A vegetação é composta pelos estratos arbóreo, arbustivo e herbáceo.

    ResponderExcluir
  24. Camille Castelo Henriques - 1º MB20 de novembro de 2009 às 15:58

    Segundo a frase do aluno Brian Paganotti nº 23, o desemprego é um problema em que afeta muitas outras questões na economia do país.Com a Revolução Industrial a mão de obra humana passou a ser substituída por máquinas e com isso as empressas demitiram muitas pessoas, colocando assim pessoas mais qualificadas no seu lugar.Porém, em paises pobres nem sempre era possível encontrá-los.E então, essas pessoas desempregadas acabam virando vendedores ambulantes, flanelinhas, guardadores de carro e etc...

    ResponderExcluir
  25. Lucas Menicucci / 1ºMB20 de novembro de 2009 às 16:37

    conforme o trabalho da Maria Clara , frase 33 , o transporte foi um grande impulsionador do processo de globalizaçao , uma vez que foram desenvolvidos varias formas de abrir caminhos e atravessar fronteiras.
    O Brasil é um país de variadas formas de transporte pois o extenso litoral e os rios navegaveis permitem o uso desse meio , além dos meios aéreo , ferroviarios e rodoviarios.
    O transporte fluvial na regiao amazonica é o mais barato e mais viável para receber a produçao agricola de outros estados , uma vez que as rodovias nao possuem acesso a todas as regioes.

    ResponderExcluir
  26. Rielly de Sá Lima - 1º MB20 de novembro de 2009 às 16:43

    Baseado na frase da aluna Rayssa Sant'Anna nº 51, a formção de voçorocas são associados a inadequação dos solos agrícoloas. As perdas de solo, animais mortos por acidentes são as consequências da voçoroca. Esse fenômeno é causado por vários fatores como chuvas concentradas, relevo acidentado, solos mais frios e outros. A erosão é o processo que também para o aceleramento da voçoroca. Construções de estradas e cercas sem planejamento provoca e aumenta esse fenômeno. As medidas cabíveis para controlar a voçoroca e a reconstrução e o manejamento dos solos.

    ResponderExcluir
  27. Caroline Soromenho 1° MB20 de novembro de 2009 às 17:31

    A aluna Cindy Love falou que o sertão brasileiro não é o único domínio climático, árido das américas. Temos um tipo semelhante de clima encontrado na Cordilheira dos Andes. A vegetação encontrada na região tem como característica determinante o acúmulo de água em seu interior. Caroline Soromenho 1°MB

    ResponderExcluir
  28. Douglas de Souza Gonçalves 1°MB20 de novembro de 2009 às 17:44

    Segundo a frase 44 do aluno Eduardo do 1°MB consegui entender que a sociedade se preocupa mais com a cultura do que com a natureza, segundo eles a nutureza é fácil de se controlar já a cultura não, pois da Natureza o homem pode se beneficiar com o desmatamento e apropriações (mesmo que ilegais) de terras, esquecendo que um dia tudo isso vai acabar pois praticamente 100% de tudo que se encontra na natureza são bens não renovaveis que um dia pode prejudicar o planeta. Já a cultura é uma arte que é maleavel, fácil de se modificar e se adequar com o século XXI e não ficar ultrapassada, isso tudo de acordo com os pensamentos da sociedade. Bom foi isso que pude entender frase, e comentário de meu colega.

    ResponderExcluir
  29. A aluna Betina Paganini falou dos grandes problemas, que tem trago muitas polémicas no Brasil hoje em dia, são os problemas das favelas, Um bilhão de seres humanos vivendo favelas destaca o programa das nações unidas para o estabelecimento humano. A população favelas só aumentam em 2,2% ao ano, fora na Africa a cada dois anos o rítimo mundial acelera.
    A favelização é compredida com o crescimento populacional. As cidades com dez milhões habitantes 1/3 são favelados ou invasores de cidades ilegais.
    Os índices revelam que até 2020, tera cinco milhões de pessoas vivendo em favela, que mostra as condições de moradia e o trabalho, oitenta favelas não são apenas uma manifestação de moradia de baixo nivel, são também uns sintomas de sociedade urbanos como proliferam livremente. Brenda Freitas

    ResponderExcluir
  30. Com base na frase de Thairony, podemos ver que o clima do Brasil é um clima tropical devido a nossa localização geográfica. Já o tempo em nosso país é diferente e variável de região para região, enquanto uns lugares chovem outros dão sol. Devido a poluição existente e ao desmatamento, estamos tendo cada vez mais alterações climáticas, podendo nos afetar futuramente.

    Thais Oliveira-1ºMB

    ResponderExcluir
  31. Juliana Fardin de Carvalho-1ªMB20 de novembro de 2009 às 19:31

    O aluno João Vitor da frase 14,comentou que para o desenvolvimento do país,gerando lucro,onde podemos encontrar grandes multinacionais,dentre outras,tendo mão de obra qualificada.Elas contem infra-estrutura adequada para receber eventos esportivos e culturais fazendo com que visitantes e consumidores comprem os produtos gerando mais capital.O nome que se dá a esse grande centro é ''Cidades Globais''

    ResponderExcluir
  32. Aluna :Milena Lovatti,meu cometario é sobre a frase do aluno Matheus B.
    Temos mais regioes metropolitanas hoje,do que algumas decadas atraz devido as transformaçoes socioeconomicas e as mudanças em criterios internacionais,as regioes metropolitanas são municipios vizinhos que compartilham sua estrutura socioeconomica com uma cidade central.Atualmente temos 33 regios metropolitanas.

    ResponderExcluir
  33. Leonardo Guimarães 1°MB20 de novembro de 2009 às 19:55

    Leonardo Guimarães 1° MB, vô comentar a frase de N° 8 do Lucas Andrade...

    A frase fala sobre o processo acelerado de urbanização, que somente apartir do controle politico das oligarquias agrarias, foi possivel começar um grande programa de investimento industrial, que envolve a presidencia de Vargas

    ResponderExcluir
  34. Aluna: Juliana Lázaro Garbelotto 1ºVA cometário da frase do José Guilherme:

    A caatinga é um tipo de formação vegetal com clima quente e seco, com características bem definidas árvores baixas e arbustos que, em geral, perdem as folhas na estação das secas, no meio de tanta aridêz ela nos surpreende com suas ilhas de umidade e solos féteis, onde atraem fazendas de criação de gado e como na maioria das vezes sem planejamentos e nenhuma técnica,dessa forma o resultado tem sido desastroso. A região é rica em recursos genéticos, dada sua alta biodiversidade.

    ResponderExcluir
  35. Aluna: Juliana Lázaro Garbelotto 1ºVA cometário da frase do José Guilherme:

    A caatinga é um tipo de formação vegetal com clima quente e seco, com características bem definidas árvores baixas e arbustos que, em geral, perdem as folhas na estação das secas, no meio de tanta aridêz ela nos surpreende com suas ilhas de umidade e solos féteis, onde atraem fazendas de criação de gado e como na maioria das vezes sem planejamentos e nenhuma técnica,dessa forma o resultado tem sido desastroso. A região é rica em recursos genéticos, dada sua alta biodiversidade.

    ResponderExcluir
  36. Rayssa Sant'Anna - 1°MB20 de novembro de 2009 às 20:38

    De acordo com a frase da aluna Rielly de Sá Lima n° 52, pude compreender que desertificação é transformação de uma área num deserto,ou seja é a degradação da terra nas regiões áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas, resultante de vários fatores, entre eles as variações climáticas e as atividades humanas

    ResponderExcluir
  37. mariana frança . frase 4920 de novembro de 2009 às 20:41

    O fenômeno ilhas de calor ocorre necessariamente em áreas urbanas. Esse problema ambiental é uma das conseqüências de um planejamento urbano deficiente ou até inexistente,que se desenvolve associado com o crescimento desordenado e a falta da infra-estrutura,tal problema poderia ser minimizado com ações tomadas previamente ao assentamento da população, de uma forma capaz de garantir a mínima qualidade ambiental.

    ResponderExcluir
  38. Victor dos S. M. Araujo, frase 35, 1ºMB20 de novembro de 2009 às 21:20

    De acordo com a frase do aluno Vinícius Lourenço, frase 22, podemos ver que as cidades estão crescendo muito rápido. Esse crescimento ocrre pela oferta de emprego e pelo mercado que atrai muitas pessoas, as empresas estão indo de lugar a lugar fazendo desenvolver as cidades pois essas empresas encontram em outros locais mão-de-obra barata, benefícios fiscais e outras coisas que atraem emprego.

    ResponderExcluir
  39. Gabriel Rosa Zampiroli 1°MB20 de novembro de 2009 às 21:26

    Atravez da apresentação do aluno Gabriel Morgan podemos perceber que as cidades andam se tornando muito importante, pois nela está o centro político, economico e cultural, e ela passou a ser mais importante ainda depois da revolução industrial.

    ResponderExcluir
  40. Lucas Andrade da Cruz, 1ºMB20 de novembro de 2009 às 21:39

    A frase do meu colega Leonardo Guimarães, cuja frase é a de número 6, fala sobres os contrastes que se podem encontrar nos grandes centros urbanos, como as proximidades entre centros residenciais de luxo e as favelas, e como consequências desses contrastes o desemprego, dificuldade de acesso ao tranporte público, lazer, entre outros.

    ResponderExcluir
  41. De acordo com o desenvolvimento feito pelo aluno Gean, a absorção da mão de obra pelo mercado de trabalho depende em muito , do nível de formação profissional do trabalhador. As cidades crescem com maior ritmo no seu entorno onde se concentra a população com menor poder aquisitivo.
    O desenvolvimento economico do país depende de recurso humano que esteja preparado para preencher as oportunidades que serão ofertadas pelos novos empreendimentos.
    A melhoria das condições de vida dos migrantes passa portanto , pela quaificação e treinamento da mão de obra.
    Gabriela Chamon

    ResponderExcluir
  42. Como o aluno Raphael Pimenta disse na frase de número 18.
    O poder que municípios e cidades tem, de, ajuda ao país no seu processo de industrialização é muito grande,como São Paulo e Brasilia, que são grandes centros e colaboram na economia do país com turismo entre outros.

    ResponderExcluir
  43. de acordo com a frase do Hugo Balarini ( frase 4) antes as maiores cidades eram localizadas em países desenvolvidos, mas agora elas estão locilizadas mais em países subdesenvolvidos, onde tem uma economia que corre riscos sobre a crise periodicas. Em 2015 o pais mais habitado sera Touio, segundo pesquisas.

    ResponderExcluir
  44. Caroline Kobi de Castro - 1ºMB22 de novembro de 2009 às 23:06

    Com base no tema da Carolina Rocha do 1ºMB, concluo que o Brasil é um país com grande diversidade regional e por isso quando se faz um projeto, não envolve uma área inteira ou toda a população, apenas uma parte que normalmente compõe a classe privilegiada. E sempre tem que se pensar na viabilidade técnica, social, econômica, científica e ambiental para o planejamento valer.

    ResponderExcluir
  45. De acordo com a frase 32 do colega/aluno Rodolfo pude concluir que: O Brasil está se tornando mais competitivo no mercado internacional de exportação agrícola devido a deminuição dos custos a respeito de transporte dos produtos feitos na região norte e centro-oeste, por isso a expressão "novos corretores de exportação" pois estas regiões estão almentando a competividade do Brasil e demais países produtores agrícolas quanto a preço, trazendo mais desenvolvimento para a aréa rural brasileira.

    ResponderExcluir
  46. Baseado na frase da minha colega Thais Oliveira, que explica que no passado as cidades mais urbanizadas e mais populosas eram apenas duas ( Nova York e Tókio ) e agora ja são desenove e no futuro poderam chegar a vinte e três cidades. E a maioria estarão em regiões menos desenvolvidas.

    ResponderExcluir