IMAGENS DA SEMANA: UM BANHO DE PISCINA TRANQUILO NA BAÍA IMUNDA DE MANILA - FILIPINAS !

IMAGENS DA SEMANA: UM BANHO DE PISCINA TRANQUILO NA BAÍA IMUNDA DE MANILA - FILIPINAS !

IMAGENS DA SEMANA: UM BANHO TRANQUILO EM UMA PISCINA DE LUXO EM SINGAPURA

IMAGENS DA SEMANA: UM BANHO TRANQUILO EM UMA PISCINA DE LUXO EM SINGAPURA

terça-feira, 15 de setembro de 2009

A IndustrializaçãO Do Brasil Atividade 1º Mb

Check out this SlideShare Presentation:

42 comentários:

  1. Iasmin Zanette Dansi 1º MB16 de setembro de 2009 às 14:28

    Conforme a fala do colega, o Gean, que explicou a respeito do período da Ditadura Militar, que foi uma das fases em que o Brasil mais se desenvolveu, com o crescimento de mais ou menos 10% ao ano. Isso trouxe benefícios e consequências para o país, dentre as consequências principais foi o forte endividamento externo que nos "flagela" até hoje; pois na época militar foi necessário uma grande quantia de capital que o Brasil não possuia para uma industrialização tão rápida e tão grande. Aumentou-se assim, a dívida externa brasileira.
    Comentado por Iasmin Zanette Dansi, 1º MB

    ResponderExcluir
  2. Conforme a fala da colega, a Iasmin, que falou a respeito da industrialização do Brasil, foi marcada por fases, a primeira foi como país agrário- exportador. A crise de 29 determinou a queda da cafeicultura e a transferência da capital para o industrial. A Era Vargas criou as empresas estatais do setor de base, como CSN, Petrobras, e a CVRD. A economia neoliberalista só beneficiava as grandes potencias econômicas e as empresas multinacionais, pois em países pequenos só traz consequências, como o desemprego e a forte dependência do capital internacional.

    ResponderExcluir
  3. Conforme a fala do aluno,vitor,que explicou a respeito da decentralização das empresas que sairam de são paulo,onde está localizada na região mais industrializada,que é o sudeste.Essas empresas forão para outras regiões,fazendo com que elas se desenvolvam e ofereçam uma economia dinamica,e assim tirando o poder centralização do sudeste.

    ResponderExcluir
  4. Conforme a apresentaçãodo colega Lucas Andrade, que explicou a respeito das áreas industriais tradicionais da região sul, que teve um crescimento significativo na década de 90 e devido a crise nos países vizinhos, que eram eles, Uruguai, Argentina e Pareguai, no ano de 2002, e o "apagão" no Brasil, em 2001, gerando a diminuição de exportação para esses países.Disse ainda que o setor de serviço corresponde a maior parte da economia, depois industria e por ultimo agorpecuária.
    Comentado por Emanuela Bonno BIssoli, 1ºMB

    ResponderExcluir
  5. Comento a frase 02 da aluna Barbara Souza:
    Conforme a fala dela,vimos o processo da Revolução industrial que gerou novas técnicas de produção nas empresas,facilitando a vida dos operários com uma nova mão de obra e também aumentando a qualidade dos produtos.

    ResponderExcluir
  6. Eduardo Alves de Souza 1ºMB17 de setembro de 2009 às 15:54

    Comento Lucas minicucci,

    conforme ele disse na apresentação,a região é privilegiada pela influencias dos imigrantes europeus e pelo clima,os dois fatores que ajudam o crescimento agrícola de qualidade e o crescimento de industrialização,tem potencial hidreletrico com destaque da usina Itaipu....

    ResponderExcluir
  7. Lucas Lopes Menicucci / 1ºMB17 de setembro de 2009 às 16:33

    Conforme a fala do Eduardo que explicou a respeito das oligarquias do Brasil , percebi que elas o Brasil na época não tinha vocação industrial pois ele não era muito desenvolvido nas industrias mais sim na agricultura.
    O governo português proibiu o funcionamento de fabricas para que não atrapalhasse nas vendas de roupas e tecidos pois esses tecidos e roupas eram da Inglaterra que exportava para Portugal e de Portugal vinha para o Brasil.
    O segundo reinado que foi de Visconde de Mauá , que tinha alguns aliados ingleses , investiam muito em estradas ferro pois ambos davam lucro para eles , mais eles nunca deixaram de privilegiar a agricultura exportadoras que era muito bom para o pais.

    ResponderExcluir
  8. Layla Colombini 1º MB17 de setembro de 2009 às 17:26

    O aluno da Frase 20 Gabriel Matielo apresentou que ...
    Na terceira etapa da industrialização houve um grande investimento no setor da logistica e na industrialização,e com isso teve um aumento de via de comercio tranportando matéria-prima,mercadorias e pessoas. Isso ajudou o comercio em cidades onde esses produtos não chegavam,e com isso o comércio foi se expandindo. Ainda na terceira etapa foi construída a Compahia Siderúrgica Nacional, que abastecia as industrias com matéria-prima e tempos depois foi criada a Petrobrás que gera lucro ao Brasil até hoje.

    ResponderExcluir
  9. Comforme a fala da colega,Mariana França,que explicou sobre a importância das indústrias no Brasil,podemos ver que se destacam o pólo de Juazeiro e o de Petrolina que são líderes na produção nordestina de frutas.Vimos também que o Rio São Francisco prejudica o funcionamento das hidrelétricas por passar por fases onde a região de água cai.E vimos que de norte à sul,nosso país é rico tanto em matéria-prima quanto em indústrias.

    ResponderExcluir
  10. De acordo com a frase da Betina Hatum, que abordou os 3 tipos de indústrias existentes, que são elas a indústria de base que faz a transformação da matéria-prima bruta em matérias-primas para outras empresas. As indústrias intermediárias que produzem máquinas para outras empresas, e concluindo as indústrias de bens de consumo, duráveis, e os não duráveis, são os que a população faz o uso.

    ResponderExcluir
  11. Matheus Bastianelli Sanson 1°MB

    Meu comentário é da Frase n° 12 da aluna Cindy, pois por algum motivo ela não apresentou seu trabalho:
    Com a cafeicultura em baixa, intensificou-se à urbanização. A aglomeração de pessoas é sinônimo de consumo e produção. As ferrovias, os portos e a mâo-de-obra estrangeira, são relevantes fatores do desenvolvimento industrial brasileiro.

    ResponderExcluir
  12. De acordo com o assunto abordado pela aluna Brenda do 1°MB , diz a respeito do processo de industrialização do brasil , que passou por varias etapas , uma das mais importantes foi a extinção da mão-de-obra escrava que deu lugar a mão-de-obra assalariada. A criação de bancos , ferrovias e a mecanização das industrias fez com que o país conseguisse se uma dinamização no mercado. Decorrente desse fato a região sudeste ganho muitos beneficios devido ao enorme fluxo de riqueza que passava nela durante o processo de industrialização do Brasil.

    ResponderExcluir
  13. Brian Paganotti comenta frase 44

    Ela apresentou sobre as cidades responsáveis pelo processo de industrialização do Brasil, que se destacam por locarizarem-se no interior do País. E o sul também ganhou destaque por apresentar indústrias de metalurgias e que se destacam no ramo de agroindústria.

    ResponderExcluir
  14. Conforme a frase 21 do colega Gabriel Morgan que explicou a respeito da industrialização Tardia no Brasil teve duas fases:a fase de Vargas e a JK.
    A Era Vargas(1955 a 1964)é marcado pela implantação das industrias de base e diversas medidas para industrias.Já a de JK(1950 a 1961)é caracterizado pela política desenvolvimentista.Criou planos de metas que vizava o desenvolvimento das atividades industriais atraindo capital estrangeiro

    ResponderExcluir
  15. Caroline Kobi de Castro18 de setembro de 2009 às 13:37

    - O aluno Rafael, em sua apresentação, disse que o Brasil está seguindo uma tendência mundial de descentralização industrial. As indústrias estão se desconcentrando da região Sudeste para as outras regiões, mas há desconcentração dentro da região Sudeste também, pois existe uma tendência de saída do ABC paulista para outras cidades por oferecerem vantagens como menores custos de mão-de-obra, transportes menos congestionados e melhor qualidade de vida.

    Caroline Kobi de Castro 1ºMB

    ResponderExcluir
  16. Conforme a frase 48 da Thais Buzan,que fala sobre o setor industrial de grande destaque é o da região Sul, que desenvolveu-se de dentro para fora, ou seja, as empresas mais importantes surgiram de capitais locais que depois de dominar o mercado interno passaram a atuar no mercado nacional. A indústria no Nordeste e no Norte do Brasil, é uma indústria moderna, por ter sido baseada na idéia de atrair capitais externos para a região. Grandes representantes do esforço de desconcentração industrial, essas regiões focam suas indústrias basicamente em bens intermediários e bens de consumo duráveis. O processo industrial no Brasil é, ainda, um processo em desenvolvimento. Sendo, como somos, um país principalmente exportador de matéria-prima, nos vemos impelidos à importar produtos manufaturados e tecnologias estrangeiras, o que significa, que mesmo dependendo da nossa matéria –prima, quem detém as tecnologias mais avançadas de produção é o mercado externo.

    ResponderExcluir
  17. Caroline Soromenho 1° MB18 de setembro de 2009 às 13:52

    A Milena Lovatti falou que devido as inovaçôes tecnológicas e de gerenciamento a abertura comercial a criação do mercosul como efeito global disso tudo teve uma desconcentração regional nas indústrias.
    Caroline Soromenho 1°MB

    ResponderExcluir
  18. De acordo com o comentario da Mariana Siqueira as atividades comerciais no Brasil são diversas, essas divididas entre as regiões que mais se adaptam a ela. No caso da região norte por ser rica em flora abusa do extrativismo vegetal, que na maioria das vezes pode ser ilegal e trazer serias conseqüências para o país como o desmatamento que acaba aumentando o efeito estufa e prejudicando todo o planeta terra. A região norte assim como a sudeste e centro oeste tem grande quantidade de minério em suas áreas, e que se forem exploradas da forma correta irão trazer ótimos resultados e investimentos para essa área, melhorando assim o poder aquisitivo da região. Outras regiões, por não terem grande quantidade de recursos naturais em seus territórios devem procurar outra maneira de fortalecer sua economia, o que é o caso do Pará, que dá condições de outras empresas de estalarem em seu espaço e dessa forma ganham remunerações em forma de impostos e outros.

    ResponderExcluir
  19. De acordo com a apresentação do aluno Diego a industrialização do Brasil se é dividido em partes. Na primeira parte era dificil possuirindustrias devido a interferência da metropole. A segunda parte começaram usar taticas para inplantar as industrias, mais devido a competividade dos produtos , nao deu certo. A terceira parte começaram investindo na industria de bens de consumo , mas também com a copetividade fez nao dar muito certo. Na quarta parte diferente das outras o investimento foi na industria de base.
    Somente em 1460 que a industria començaram a crescer.

    ResponderExcluir
  20. O aluno Gabriel Rosa falou sobre o governo JK que trousse para o Brasil muitas indústrias pesadas o chamado "Plano de Metas", ele investiu muito na industria automobilística. Como o mundo estava em constante mudanças algumas revoluções afetaram o Brasil como a de Cuba, isso fez com que surgissem algumas revoltas e para acabar com elas o presidente implantou algumas novas leis trabalhistas.

    Aluno: João Vitor Desteffani Marcelino - 1ºMB
    Aluno Comentado: Gabriel Rosa Zampirole - Frase 22

    ResponderExcluir
  21. Hugo Balarini Mendes - 1º MB18 de setembro de 2009 às 19:29

    A aluna Hellen (frase 25) disse que a industrialização tardia foi causada, pois toda a mao de obra que existia no pais era exportada para fora, especialmente para os USA, logo nos compravamos os objetos com o dobro do preço, pois ia e voltava mais caro.
    Nos anos 70 houve uma descentralização no Brasil, isso tudo por causa da crianção de novas hidroeletricas e ferrovias. Ela ocorreu tambem por causa da mao de obra elevada das industrias.

    Hugo Balarini Mendes - 1ª MB

    ResponderExcluir
  22. conforme a fala do coloega Vinicius que explicou sobre a descentralização,percebe-se que há um bom tempo houve um polo indústrial muito conentrado em SP,mas assistimos tambem um grande deslocamento para o interior,o setor automobilistico foi o principal que foi se deslocando para outras cidades,foi implantada fábricas e parques industriais e o a responsabilidade disso é o incentivo fiscal mais flexivel nesses novos lugares,e tambem na tentativa de "desentupir" um pouco SP.Como sabemos os impostos são muitos altos e isso pesa ao dono das fábricas,então a tentiva de diminuir custo foi essa,e essas novas áres oferecem menos custos de mão-de-obra,transportes menos congestionado,e melhor qualidade de vida para todos.
    Comentado por ANA CAROLINA 1ºMB

    ResponderExcluir
  23. Conforme o que a aluna Bárbára Targa apresentou neste trabalho,percebemos que atualmente as indústrias estam se tornando quase pessoas humamanas ,pelo simples fato do processo de produção de produtos que podem ou nao serem comercializados .Havendo dois tipos de industrias,as industrias de bens de produção e as de bens de consumo . As de bens de produção são as industriaas de base,fornecem condiçoes para a ploriferação de outras industrias . Já as industrias de bens de consumo,atuam nas atividades que visam abastecer o mercado que atende o consumidor final.
    Comentado por Thais Oliveira, 1ºMB

    ResponderExcluir
  24. Hugo mendes falou sobre a frase 26 onde ele citou que a industrializaçao começou depois que o Brasil fez um emprestimo, mas por causa desse emprestimo ficamos com uma divida externa muito alta. Alguns envestimentos desse dinheiro deram resultados, mas outros foi completamente invalido,por isso quando entramos na decada de 80,conseideramos como a decada perdido a qual muitos paises tambem estavam em crise

    ResponderExcluir
  25. Minha colega Emanuela abordou o tema da industrialização tarda do Brasil, que se fez marcar pelas fases do século XIX ao século XX, mostrando qual foi a principal fonte econômicica do Brasil nesse período e que nesse perúodo as industrias que existiam no país eram apenas pequenas oficinas , e que foi nesse período que foi registrado um maior crescimento da industria por causa da abertura dos portos que causaram a taxação em 30% para as mercadorias estrangeiras e outras informações da industrialização do Brasil até o ano de 1930.

    ResponderExcluir
  26. Observando a apresentação de Gabriel Hendrix-
    A industrialização do Brasil cmo ja dito foi calsada pela grande queda economica de 1929, causando o maior numero de desemprego no Brasil.
    A cidade de São Paulo onde na época era capital e que hoje é uma das metrópoles muito bem desenvolvida, era atraida para si uma infra estrutura de comércio e transporte ajudando a cria o parque industrial , melhorando assim , estradas, para escoamento do café; a mão-de-obra dos imigrantes; mercado consumidor; produção de energia elétrica, mais tarde com a ajuda do New Deal com programas de ajuda social realizados por todos os estados da América ajudou a minimizar os efeitos de CRISE DE 1929.

    ResponderExcluir
  27. Baseado na fala da aluna Jéssica Souza , pude concluir que a indústria brasileira não evoluiu durante o regime militar. As novas tecnologias utilizadas nas empresas reduziram nas cidades e nos campos o número de trabalhadores. O crescimento da Região Sul foi devido a proximidade aos países do Mercosul. ( De acordo com a fala da aluna não deu para desenvolver muito bem o assunto).

    ResponderExcluir
  28. Baseado na apresentação do aluno Brian aluno do 1°MB,frase 7, o Brasil exportava café para os países desenvolvidos,só que esses países deixaram de comprar,então surgiu a Crise de 29, afetando a nossa economia.
    Aos poucos o Brasil foi se indrustrializando e sua economia voltando a crescer.

    ResponderExcluir
  29. Rafael Bolognini Pereira 1ªMb21 de setembro de 2009 às 17:54

    Segundo a aluna Caroline Kobi, cuja frase é a de número 10, o surgimento das empresas multinacionais se deu a partir do século XIX, com grande arrancada a partir da 2ª Guerra Mundial.Essas empresas surgiram em países desenvolvidos como os EUA, o Japão e se expandiram para outros países devida as grandes vantagens; um exemplo é a Coca-Cola.Hoje, há poucas empresas multinacionais surgidas em países subdesenvolvidos e não são tão potentes como as de Primeiro Mundo.

    ResponderExcluir
  30. Talita Scarpi - 1 º MB21 de setembro de 2009 às 18:23

    Conforme o comentario da aluna Betina Paganini os paises subdesenvolvidos tem dificuldades pra exportar produtos industrialiazados, por isso esses paises exportam matéria-prima para as potencias tornarem um produto pronto.Os paises subdesenvolvidos pagam taxas alfandegarias altissimas vissando que o pais cresça e matenha o se mercado consumidor. No entanto a mão de obra nem sempre é suficiente, por isso multinacionas e transnacionais ganham com isso, porque alcançam um vasto mercado condumidor.

    ResponderExcluir
  31. Frase 24
    Jéssica coelho(28)comenta Gabriela chamon(24)

    A industrialização do Brasil no período militar foi marcada por várias fases,uma dessas fases foi de 1964 a 1985 em que o governo brasileiro ficou fortemente centralizador e estatal,com isso o pais cresceu industrialmente e superou 10% ao ano,esse processo ficou conhecido como o “milagre brasileiro” e esse ciclo teve fim em 1974,o crescimento do Brasil nesse período foi tão bom que o governo fez um projeto,chamando-o de “Brasil Potência”,que buscava com isso transforma o Brasil em uma potência econômica.
    Nesta fase o Banco do Brasil, o Banespa, a Petrobrás , a Cia Vale do Rio Doce entre outras foram as que mais cresceram, e além de estarem presentes no Brasil, foram crescendo também nos paises vizinhos, e também serviram de sustentabilidade para o imperialismo brasileiro.

    ResponderExcluir
  32. Brenda Freitas 1mb . -comforme a frase e a apresentaçaõ do aluno rodolfo. podemos concluir que,
    com a chamada da querra fiscal varias indústrias pasaram a habitar nos estados nordestino que foram as industrias da região sudeste e sul.Onde consequentemente nos ultimos tempos a sua economia não ven sendo muito. alta mas tem a suas proprias vantagens mostrando-se mas dinamidas que a media dos paises. Um dos principais polos petroquimicos que se estala no CAMAÇARI NA BAHIA,fica na região nordeste.já os problemas dos longos periodo de secas os que sofrem mas danos e comsequencia é a agricultura junto com a pecuaria. o principal produto agricola da regiaõ é a cana-de-açucar.junto tambem vem cresendo com sua propria importancia nacional as lavoura irriqidas de frutas tropicais segundos dados muitas frutas tem sido geradas nessas areas.

    ResponderExcluir
  33. comentario sobre a frase 11 da aluna Caroline Soromenho.
    Com a chegada das empresas no Brasil a economia Brasileira se abriu para a entrada de capital internacional alem disso beneficiou também as multinacionanis.A opção pela via rodoviarista,as produtoras de automoveis ocasionou a abertura de mais multinacionais,mas com isso os brasileiros tiveram que pagar preços mais altos pois com mais multinacionais a competição seria maior e as taxas aumentariam também.O número de multinacionais no Brasil é muito grande e seus lucros no mercado externo também é vantajoso.

    ResponderExcluir
  34. Camille Castelo 1º MB23 de setembro de 2009 às 17:28

    De acordo com a apresentação da Aluna Rayssa Sanr’Ana que fala sobre a industrialização em diferentes regiões do Brasil que é a frase numero 43.Ela também mostra que os maiores industrias brasileiras estão localizadas nos estados de :São Paulo,Rio de Janeiro e Minas Gerais;com industrias automobilística, produtos químicos e tecnologia.A região sul também e bem desenvolvida na área primaria.E as região do nordeste,norte e centro-oeste são as regiões onde não possuem quase nenhuma industrialização.Mas apesar disso o nosso país hoje em dia esta se industrializando e conseguindo seu lugar no mercado mundial .

    ResponderExcluir
  35. Conforme a fala da aluna, Juliana Fardin, que falou a respeito das multinacionais no brasil, podemos perceber que existe muitas multinacionais em nosso país, um exemplo disso são as empresas automobilísticas, pois só há de multinacionais e importados no nosso mercado. Conclue-se então que o Brasil é um país facilmente influênciado pelos países desenvolvidos.

    ResponderExcluir
  36. Gabriel Rosa Zampiroli (1°MB)23 de setembro de 2009 às 22:12

    Conforme a fala docolega João Vitor, que esplicou a respeito da industrialização tardia, no período do fim do governo militar, onde ouvesse grandes mudanças nas industrias, levando a ter aspectos positivos e negativos.
    Os positivos foram que os trabalhadores foram se especializando cada vez mais asssim podendo trabalhar melhor.
    Os negativos foi que com aproximidade com as classes média dos países vizinhos que fazem parte do Mercosul, fez com que almentasse a dívida externa, e tanbem com o aumento das industrias tanbem aumentou a degradação ambiental.

    Comentado por: Gabriel Rosa Zampiroli

    ResponderExcluir
  37. Vinicius 1º MB COmentario da Frase 1

    Industria é uma atividade que transforma e é muito importante para o PIB de um país. 30% de tudo que é produzido no mundo é derivado das atividades das industrias, no Brasil a industria começou com a industria textil e do café, as industrais só começarama se desemvolver na decada de 90. Nesses tempos de crise, as industrias se abalaram um pouco, mas estão se estabelecendo.

    ResponderExcluir
  38. Na fala da Talita Scarpi pode-se ver que: Na década de 1990 estava acontecendo no mundo a expansão do neoliberalismo, no Brasil não foi diferente, no governo de Fernando Henrique Cardoso o real estava valorizado. Que levou a um forte aumento nas importações e queda nas importações, fazendo com que a balança brasileira ficasse em baixa. As empresas se ampliaram para seguir o ritmo neoliberal. Então tiveram três reações na indústria, regressão: empresas não conseguiram seguir o ritmo e não progrediram por terem produtos similares mais baratos, pois não se modernizaram. Reestruturação: Equipamentos, para modernizar o mercado e reestruturação com avanço: empresas que aumentava o poder do mercado.

    Observação: A aluna Talita não se apresentou para turma, só para o professor. Como já avia feito e pesquisado fiz de acordo com o que ela avia me falado só que mais aprofundado.

    ResponderExcluir
  39. Carolina Rocha Machado Ribeiro (1º MB)30 de setembro de 2009 às 21:42

    Conforme a fala da colega Raiza Simmer Carlette que explicou a respeito da Concentração Industrial no Sudeste (São Paulo), vemos essa aglomeração pelo fato de ser uma região muito desenvolvida. Apesar disso as empresas tem expandido seus horizontes e têm deslocado-se para outras regiões, também desenvolvidas, para diminuir custos, ter mão de obra mais barata e menor concorrência. Ainda assim há grande concentração em São Paulo, que se mostra como uma grande cidade mundial.

    ResponderExcluir
  40. Leonardo Guimarães 1° MB30 de setembro de 2009 às 21:59

    Leonardo Guimarães 1° MB vô comentar a frase de numero 18 que era do aluno Feipe só que ele não apresento...

    Baseado na frase 18,fala sobre a A Industrialização Tardia do Brasil que foi marcada por 3 fases, esta fala sobre a de 1808 a 1930,a vinda de imigrantes beneficiou na mão de obra no setor industrial, os imigrantes ajudou bastante neste setor até mesmo para abrir as fabricas, a acumulãção de capitais estava concentrada em São Paulo devido o café que estava tambem concentrado nesta região

    ResponderExcluir
  41. Douglas Gonçalves 1°MB1 de outubro de 2009 às 12:32

    Segundo a aluna Maria Clara do 1°MB que comentou a frase 36, o nordeste é uma região com grande importância no Brasil mas que nos últimos anos tem apresentado pouco crescimento, mesmo com essa queda o nordeste tem atraído grandes industrias que buscam regiões com baixas cargas tributarias fugindo do "sufoco" fiscal das regiões sudeste e sul. O nordeste também tem se mostrado um grande produtor de petróleo conseguindo o posto de segundo maior produtor de petróleo no país. No setor agrícola o produto que mais se destaca é a cana-de-açúcar.

    ResponderExcluir
  42. Douglas Gonçalves 1°MB1 de outubro de 2009 às 12:34

    Segundo a aluna Maria Clara do 1°MB que comentou a frase 36, o nordeste é uma região com grande importância no Brasil mas que nos últimos anos tem apresentado pouco crescimento, mesmo com essa queda o nordeste tem atraído grandes industrias que buscam regiões com baixas cargas tributarias fugindo do "sufoco" fiscal das regiões sudeste e sul. O nordeste também tem se mostrado um grande produtor de petróleo conseguindo o posto de segundo maior produtor de petróleo no país. No setor agrícola o produto que mais se destaca é a cana-de-açúcar.

    ResponderExcluir